Akna

Fornecedora de tecnologia lança consultoria de planejamento para indústria 4.0

Serviço inédito permitirá às empresas redução de custos, aumento de produtividade e melhor aproveitamento do uso das tecnologias.

A RSI Redes (www.rsiredes.com.br), fornecedora de serviços e tecnologias customizadas para gestão de negócios, anuncia o lançamento de uma consultoria voltada para auxiliar as empresas no planejamento de adoção de tecnologias da Indústria 4.0.

A Indústria 4.0, que caracteriza a quarta revolução industrial, é o termo que o mercado convencionou chamar para utilização de tecnologias da informação (TI) e operacionais (TO), de forma integrada e com conectividade entre os diversos elementos de um sistema produtivo. A metodologia desenvolvida pela RSI Redes identifica quais problemas serão solucionados, com que tecnologias e sistemas, qual o custo e quais serão os resultados esperados, ou seja, apresenta uma visão holística de planejamento com a identificação clara dos problemas e iniciativas para resolvê-los.

TOTVS ajuda levar a Indústria 4.0 para a nuvem

“A Indústria 4.0 deixou de ser uma tendência e passou a estar no centro das pesquisas e estratégias das empresas que estão combinando serviços avançados de conectividade e automação, computação em nuvem, sensores e impressão 3D, algoritmos inteligentes e Internet das Coisas para transformar seus negócios”, esclarece Marcos Villas, sócio-fundador da RSI Redes e especialista no assunto.

A revolução industrial anterior, iniciada na década de 70, foi marcada pela introdução da TI e da automação nas indústrias, mas a corrida para implantar soluções isoladas naquela época gerou a necessidade de investimentos não previstos, assim que foi percebida a necessidade de integração e interoperabilidade entre estas soluções.

A metodologia da consultoria para Indústria 4.0 da RSI Redes levou oito meses para ser criada e as principais etapas envolvem o levantamento de um diagnóstico detalhado, elaboração de cenários de adoção de novas tecnologias e elaboração de um planejamento para Indústria 4.0, sob medida. Os planejamentos serão de médio (um ano) e longo prazos (cinco anos), que dependendo de cada projeto conta também com a capacitação de funcionários.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela consultoria PWC, a Indústria 4.0 virou realidade, com resultados concretos que podem gerar ganhos simultâneos de eficiência, receita e custos, sem ter que optar por apenas um deles.

Ainda, o novo serviço promete dobrar a quantidade de clientes da empresa. “Nosso maior desafio será efetivar uma mudança de paradigma e compreensão das tecnologias no contexto das indústrias, pois ainda existe uma falta de cultura de planejamento nas empresas e falta de visão integrada da implementação do conceito”, finaliza Villas.

 

 

 

Compartilhe: