Pesquisa lista as três maiores tendências de investimento em plataformas de Business Intelligence.
De acordo com uma pesquisa do Gartner, o mercado mundial de BI deve crescer 9,7% no ano de 2011, alcançando US$ 10.8 bilhões. O crescimento deverá diminuir durante o período até 2014, mas permanecerá em alta. A aposta do Gartner é que as plataformas de BI continuaram a ser um dos mercados que mais cresce, apesar do crescimento econômico lento em algumas regiões. As organizações continuam a recorrer ao BI como uma ferramenta vital para a inteligência e eficiência das empresas.
O BI é classificado como o número cinco na lista das dez prioridades de tecnologia para os CIOs, segundo a pesquisa. “É um sinal da importância estratégica do BI, que o investimento continua forte”, diz o vice-presidente do Gartner, Ian Bertram. “Este segmento de mercado manteve-se forte, porque os fornecedores dominantes continuaram a colocar BI, análise e gestão de desempenho no centro das suas mensagens, enquanto as organizações de usuários finais, em grande parte, continuaram seus projetos de BI na esperança de que a transparência resultante lhes permitirá reduzir custos e melhor a produtividade”, completa.
O vice-presidente diz que a demanda do mercado de BI em 2010 foi definido por uma intensificação da luta entre a necessidade de indicadores de negócio, facilidade de uso e flexibilidade, por um lado, e a necessidade da TI de normas e controle, pelo outro lado. “Com a facilidade de uso, agora superando a funcionalidade pela primeira vez como o principal critério de compra de BI, os usuários empresariais estão cada vez mais desviando a decisão de compra do BI. Na maioria das vezes escolhendo usar ferramentas de descoberta de dados em vez das plataformas tradicionais de BI, com ou sem consentimento da equipe de TI”, ressalta.
O Gartner lidentificou três fatores principais do lado da procura, que continuam a expandir a utilização do BI e o crescimento da receita da plataforma:
1- Consumerização de BI
Ferramentas de BI devem ser simples, móveis e divertidas, afim de expandir o uso e o valor. Os usuários corporativos estão exigindo a mesma experiência de suas ferramentas de BI que vieram para desfrutar com suas ferramentas pessoais. A necessidade de ferramentas de BI mais intuitivas e interativas e aplicações se estende a usuários finais, mas a maioria das organizações ainda têm de abraçar o BI móvel. Segundo o Gartner, isso vai mudar rapidamente com a proliferação do iPhone e de tablets.
2- Suporte para dados de desempenho Extreme; emergentes de fontes de dados
Recursos que permitem a análise de dados de grande porte, volátil e diversificada irão abrir possibilidades para uma ampla gama de novas aplicações de alto valor de BI e será mais um motor de crescimento na área. Isso inclui a tecnologia de memória e de análise social e conteúdo. Combinando estes recursos com suporte para volumes extremos de dados e ferramentas orientadas para o consumidor, abrirão possibilidades para uma ampla gama de novas aplicações de alto valor de BI e será mais um motor do crescimento.
3- O BI como plataforma de decisão
As pesquisas do Gartner mostram que a melhor tomada de decisões é o principal motivo de compra das plataformas de BI. Recursos que irão evoluir o BI de um sistema de fornecimento de informações para uma plataforma de decisão, por isso aumentará o valor e seu crescimento.