A denúncia se deve à verificação ilegal de mensagens dos remetentes e colocação de propagandas publicitárias a elas.
Um cidadão do Texas (Estados Unidos) apresentou um processo contra o Google, pois seu serviço de correio eletrônico – Gmail – verifica as mensagens enviadas de outra conta a um membro do serviço e pode colocar publicidade orientada em função da mensagem e do destinatário. De acordo com os dados do processo, esta prática violaria a Ata de Privacidade das Comunicações.
Segundo o processante, o Google não avisa aos usuários de contas externas que suas mensagens são automaticamente examinadas. Ele reclama por uma indenização de US$ 100 por dia e a devolução dos benefícios que o gigante das buscas obteve com isto. A denúncia está aberta à incorporação de terceiros.
De fato, na página do Google onde há a política de privacidade a respeito do Gmail, é posto que somente o destinatário possa ler as mensagens remetidas a sua conta e unicamente ele verá os anúncios relacionados.
O gigante das buscas alega que a revisão automática do correio entrante, igual à de outros serviços similares, é realizada para combater o spam e a entrada de vírus.