C3 Soluções

IBM reforça estratégia de Smarter Analytics

Novas soluções analíticas terão como foco três grandes pontos críticos de negócios: detecção de fraudes, operações financeiras e atendimento ao cliente.

A IBM anuncia novos serviços de consultoria e software de análise de dados para atender três dos principais pontos críticos enfrentados atualmente por empresas de diversos segmentos: detecção de fraudes, operações financeiras e atendimento ao cliente. As soluções IBM Smarter Analytics foram desenvolvidas para endereçar os novos desafios provenientes de grandes volumes de dados e da sua correta aplicação, e prometem auxiliar as empresas a gerenciar operações financeiras, reduzir a incidência de fraudes e melhorar o relacionamento com seus clientes.

De acordo com a IDC, as organizações deverão investir mais de US$ 120 bilhões até 2015 na implementação de hardware, software e serviços para capturar as oportunidades de negócios provenientes da aplicação de soluções analíticas. Segundo a companhia, as soluções IBM Smarter Analytics permitem que estas empresas tenham uma visão mais abrangente de seus clientes por meio da correta interpretação de dados corporativos tradicionais e do cruzamento destes dados com informações coletadas em redes sociais e sistemas de atendimento a clientes, por exemplo.

“As novas soluções tem o intuito de transformar a informação no recurso mais valioso da organização, direcionando as empresas a operar em um mundo cada vez mais complexo e imprevisível”, afirma Kátia Vaskys, diretora de Business Analytics da IBM Brasil. “Ao integrar funcionalidades de análise nos processos de negócios torna-se possível converter conhecimentos em ação e transformar grandes quantidades de dados – vistos até então como uma ameaça – em oportunidades”, completa.

Entre as ofertas de Smart Analytics da IBM está um novo sistema de assinatura de processos que permitirá a seguradoras e órgãos públicos evitar fraudes e condutas abusivas. De acordo com o FBI, a cada ano são desperdiçados US$ 250 bilhões por conta de fraudes nos serviços de atendimento à saúde. A fraude fiscal representa outros bilhões em custos adicionais. A nova tecnologia de assinatura analítica utiliza algoritmos avançados integrados diretamente aos processos de negócios, permitindo que agências governamentais e seguradoras identifiquem fraudes em tempo real – antes de efetuar os pagamentos de sinistros. Por meio da simulação de situações, o sistema recomenda a solução mais indicada para cada caso. Por exemplo, ele pode sugerir o simples envio de uma correspondência solicitando o pagamento a um cliente enquanto, em outro caso, recomenda a abertura de uma investigação mais completa.

Um exemplo de caso de sucesso na aplicação de soluções analíticas é o da Infinity Insurance, seguradora dos Estados Unidos. A empresa está aplicando as soluções analíticas da IBM em mais de 25 mil sinistros de automóveis processados mensalmente para identificar padrões em dados históricos. Apenas nos três primeiros meses, a seguradora reduziu o tempo necessário para identificar demandas fraudulentas de 14 dias para 24 horas.

Soluções Analíticas para CFOs

Com o crescimento de dados financeiros atingindo uma taxa de 70% por ano, de acordo com pesquisas da IBM, surge um complexo conjunto de informações que precisam ser coletadas e comparadas com relatórios de analistas, dados econômicos de mercado, relatórios financeiros, artigos de noticiário, mensagens do conselho e balanços da empresa. As novas soluções analíticas da IBM permitirão que os CFOs tenham maior conhecimento, visibilidade e controle do seu desempenho financeiro por meio de funcionalidades de análise aplicadas a dados e métricas relacionadas ao histórico de desempenho. Esta análise preditiva, combinada a métricas de simulações e processos tradicionais de inteligência de negócios, conduzirão a análises fundamentadas na raiz do problema e possibilitarão ao CFO antecipar gargalos de performance e pensar em alternativas a partir do planejamento de cenários.

Estratégia

Os novos serviços e soluções analíticas da IBM fazem parte de sua estratégia de processos de análise de negócio, composta por hardware, software, consultoria e pesquisa. A IBM estima atingir US$ 16 bilhões em receita de processos de análise de negócio até 2015. Para cumprir esta meta, a empresa ampliou o portfólio de soluções analíticas e sua competência em negócios e setores de mercado com a atuação de mais de nove mil consultores especializados e 400 pesquisadores. Além disso, criou centros globais de soluções analíticas em diversos países.

 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *