Cisco e Polycom lideram mercado de videoconferência, segundo a IDC

Analista da consultoria dá dicas de como escolher fornecedor ideal de telepresença.

telepresencaA IDC divulgou hoje um relatório apontando a Cisco e a Polycom como as líderes do mercado de videoconferência corporativa e equipamentos de telepresença em 2016. O estudo traz um perfil de 11 empresas do setor e coloca os fornecedores Vidyo, Huawei, Avaya, Lifesize, Google, Pexip, Starleaf, Logitech e ZTE como grandes players ou concorrentes.

Intitulada como “IDC MarketScape: Worldwide Enterprise Videoconferencing Equipment 2016 Vendor Assessment”, a pesquisa teve como base o quadro global e um conjunto de parâmetros que avaliam os fornecedores relativos uns aos outros e os que se espera para obter sucesso no setor durante o curto e longo prazo.

Má qualidade de vídeo e áudio é principal reclamação de usuários de videoconferência

De acordo com Rico Costello, analista de pesquisa sênior de Infraestrutura de Comunicações Corporativas da IDC, o crescimento da receita de equipamento de vídeo tem sido desafiado nos últimos três anos, tendo aumento relativamente estável no número de endpoints no período.

Para ele, isso acontece porque os clientes de videoconferência contam com diferentes tipos de ofertas, tendo o desafio de encontrar a que mais se adequa ao seu negócio. “Ao selecionar um fornecedor de videoconferência deve-se levar em conta diversos fatores, incluindo se os eles cumprem os critérios organizacionais para áudio e vídeo, facilidade de uso e redução de custos”, aponta.

Ainda segundo Costello, os fornecedores devem prover ao cliente a justificativa de custo, o retorno sobre o investimento (RoI) e a adequada identificação de casos de uso. Os vendedores também podem oferecer opções de implementação diferenciados, como nuvem, o que pode ajudar os clientes a superar desafios.

Compartilhe: