Economia Digital

Indústria de alimentos e bebidas deve movimentar R$ 48 bi com e-commerce até 2023

De acordo com informações da Neotrust e Compre&Confie, as vendas online do setor de alimentos e bebidas (A&B) aumentaram 241% entre o segundo trimestre de 2019 e 2020 – uma das maiores altas registradas no período. Ainda, segundo a previsão do Brasil Supermercados Online, a indústria A&B deve movimentar no e-commerce brasileiro, cerca de R$ 48,65 bilhões até 2023.

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Parte desse aumento se deu devido à transformação dos hábitos de consumo da população. Os dispositivos móveis redefiniram o comportamento do consumidor e a jornada de decisão que leva ao pedido do cliente é dividida em centenas de micromomentos, que precisam ser entendidos como oportunidades, porque definem as reais razões de compra ou a busca por um outro produto, entre dispositivos e canais. 

“Essa expansão tem sido possível porque a demanda por itens da categoria cresceu, e também, porque as empresas estão mais atentas em ouvir e responder com ofertas e atualizações oportunas as necessidades e vontades de seus clientes”, afirma Luiz Lima, gerente de vendas da CleverTap Brasil. Com isso, diversas estratégias estão sendo potencializadas pela sua real efetividade. 

Uma delas é o uso da técnica de influência sobre o usuário, o que o faz realizar o pedido no minuto em que deseja tal alimento ou bebida. Entender os usuários e as suas preferências viabiliza a exploração das variedades de opções que o seu negócio disponibiliza. 

As empresas também têm optado por soluções de engajamento móvel para converter, entreter e reter os clientes em seus apps, possibilitando aos usuários experiências de integração visualmente atrativas. Por exemplo, com o uso e personalização de notificações push, mensagens contextuais e oportunas nos fins de semana, festivais ou grandes eventos esportivos, descontos em pedidos, combinações, ofertas de reembolso e conteúdo gerado pelo usuário relevante para suas localizações geográficas. 

 

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