Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value (IBM IBV) descobriu que, enquanto a maioria das organizações reconhece a sustentabilidade como importante para sua estratégia de negócios, muitas lideranças C-levels enfrentam desafios para financiar tais investimentos. Outra questão é de que a inovação não faz parte da estratégia de sustentabilidade, o que faz empresas brasileiras perderem oportunidades.
CONTEÚDO RELACIONADO: Em IA, empresas vão se diferenciar pelo preparo profissional
Dados coletados de 5 mil executivos globais, incluindo do Brasil, apenas 30% dos executivos brasileiros entrevistados relataram que estão incorporando dados e insights de sustentabilidade para melhorias operacionais em grande medida, enquanto 17% dizem fazer isso com iniciativas de inovação em sustentabilidade.
Mais da metade deles (53%) concordam que a IA generativa será importante para seus esforços de sustentabilidade, enquanto 75% dizem que planejam aumentar seus investimentos em IA generativa voltados para a sustentabilidade.
A IBM IBV ressalta a urgente necessidade das organizações de integrar os objetivos de sustentabilidade dentro de suas estratégias de negócios no Brasil. Além disso, chama atenção para a aplicação de tecnologias como IA para alcançar maiores progressos e lucratividade. O relatório também serve como um recurso para ajudar lideranças, destacando estratégias, com o objetivo de ajudar as empresas com desafios em torno de dados, integração de negócios e tomada de decisões.
O estudo revelou que 35% dos executivos entrevistados no Brasil alcançaram progressos significativos na execução de suas estratégias de sustentabilidade, um importante incremento comparado com os 7% do ano passado, mas transformar ambições em impacto continua a ser um desafio. Além disso, 40% dos executivos pesquisados enfrentam obstáculos para financiar investimentos de sustentabilidade; seis em 10 constatam que precisam fazer trade-offs entre resultados financeiros e de sustentabilidade.
As organizações que implementam a sustentabilidade mais profundamente em suas operações mostram uma diferença significativa em seus resultados no país. Por exemplo, elas são 117% mais prováveis de atribuir uma melhora em suas receitas a partir de seus esforços de sustentabilidade e são 96% mais prováveis de ultrapassarem seus pares em rentabilidade no Brasil.
Outros dados mostram que:
O estudo está baseado em uma pesquisa para 5 mil executivos C-Suite em 22 setores e 22 países, incluindo o Brasil. Foi conduzido pelo IBM Institute for Business Value em colaboração com a Oxford Economics. Além da análise descritiva, os dados dos respondentes foram analisados para permitir uma segmentação da amostra de acordo com a forma como a sustentabilidade está incorporada na empresa. Com base nesta segmentação, foram realizadas análises sobre diferenças em sustentabilidade e resultados de negócios, práticas operacionais e abordagens para permitir o progresso na sustentabilidade.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).