No 1° youDb Intelligence Database Marketing constatou-se também a falta de profissionais especializados.
Ao investir em database marketing, as empresas precisam enxergar os objetivos que almejam alcançar incorporando essa ferramenta aos seus negócios. Essa foi uma das conclusões do 1° youDb Intelligence Database Marketing, evento que reuniu na última quarta-feira, cerca de 100 participantes.
O presidente da youDb, Leonardo Barci, proferiu a palestra com tema “O marketing está se tornando mais analítico? Resgate ao database marketing” e explicou que deve ser encarado como iniciativa de longo prazo. “É fundamental saber aonde se quer chegar. E, para isso, a empresa precisa resgatar seu DNA, ou seja, sua missão e seus valores e definir qual a meta do DBM” explica. Ele enfatiza a necessidade de se avaliar questões como a tecnologia disponível e principalmente a força de trabalho envolvida no processo.
Barci pontuou que o mercado parou de formar profissionais em DBM, e consequentemente, deixou de trazer novidades. Ele adiantou que não se pode ignorar a participação da internet como fonte e receptora de dados.