
A NTT DATA passou a contar com José Luís Menghini em seu time de profissionais. O executivo, com décadas de experiência no setor de energia, chega para apoiar o desenvolvimento das atividades de empresas do setor elétrico, O&G e de energia em geral.
CONTEÚDO RELACIONADO – Setor elétrico reforça medidas de segurança cibernética
Menghini tem vasta carreira profissional. Foi presidente de empresas como Inframérica, IMPSA e Positron Public Systems Ocupando o conselho de entidades como Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB), Câmara de Comércio Brasil-Argentina, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Conselho Canadense para as Américas, entre outras.
Menghini é engenheiro eletricista formado na Universidade de Brasília (UNB). É mestre em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, e passou pelo Stanford Executive Program da Universidade Stanford, dos Estados Unidos e pelo CEO Program da FGV sendo membro certificado do IBGC
Para Menghini, o principal desafio das concessionárias do setor elétrico brasileiras no curto e médio prazos é ser competitivo e se adaptar ao mercado livre de energia. Segundo o especialista, isso exige uma “mudança funcional e cultural de grandes proporções para todas as empresas, assim como dispor de uma adequada oferta de energia elétrica de fontes renováveis que possa ser inquestionavelmente verificada”.
No caso do setor de óleo e gás, maior desafio das empresas petroleiras é fazer a transição energética de forma rápida e rentável — para que possam atingir as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa até 2050.
____________________
A Digitalização do Setor Elétrico será assunto da Jornada InfraDigital – Digitalização do Setor, um webinar que ocorre dia 8 de novembro. O evento é uma iniciativa da plataforma de conteúdo InfraDigital, uma parceria entre o Portal IPNews e o Portal InfraROI, com o patrocínio da GlobalSign e da Netskope. Inscreva-se gratuitamente.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.