A maioria das atividades no Projeto SAP Raiz da Lavoro foi iniciada remotamente e migrou para o formato presencial, com parte da equipe no híbrido, revezando entre presencial e remoto; enfim, todos tiveram que se adaptar, equipe de projeto e áreas de negócio. A pandemia trouxe mudanças significativas e, em um curto prazo de tempo, a forma de gerir o projeto, as interações com a organização e seus colaboradores precisaram ser reinventadas.
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Em um caminho de mudança para um mindset digital, a Lavoro, distribuidora de insumos agrícolas como sementes e fertilizantes, completou a implantação do SAP S/4HANA. O projeto levou 10 meses para ser colocado no ar em mais de 120 filiais. Além disso, foi necessário capacitar 1 mil usuários finais em SAP e Salesforce.
Além da implementação do SAP S/4HANA, que incluiu o módulo de ACM para a gestão de commodities com melhorias de alta complexidade para o controle de processo, também foram realizadas integrações com outros sistemas especialistas, entre eles, o Salesforce, este último implementado em apenas três meses já integrado ao SAP para a equipe de vendas.
De acordo com o gerente de mudanças da Gateware, Ariel Kollross, que esteve à frente da Gestão de Mudanças (GMO) na Lavoro, o principal pilar foi preparar e motivar a equipe de key users para assumir o desafio e período de alta concentração de atividades. Esse processo vem somado à pressão final para a entrega da validação das soluções, preparação do material e execução dos treinamentos para multiplicadores e usuários finais.
“Essa capacitação dos usuários foi realizada parcialmente no formato presencial para os multiplicadores, áreas corporativas e Centro de Serviço Compartilhado, porém o grande volume de usuários que estavam concentrados nas equipes comerciais e operações nas filiais no modo remoto”, contextualiza o gerente.
Engajamento da equipe reflete na adoção efetiva de novas tecnologias
O go live foi realizado em 5 de julho deste ano com sucesso e consolidou alterações profundas de políticas comerciais. Exemplos dessas novidades são as novas regras de negócio e padronizações em procedimentos operacionais que tinham como objetivo controlar os processos core do grupo, elevando o padrão de qualidade da informação, por meio da consolidação em uma única base de dados.
Para Dannia Guedes, diretora responsável pela área de infraestrutura, tecnologia e centro de serviços compartilhados da Lavoro, a realização desse projeto era prioridade. Contou com um time parceiro, envolvido e focado em proporcionar a transformação necessária para a empresa. “A entrega foi maior do que imaginávamos e um marco construído pelas pessoas que fazem o dia a dia da Lavoro”, afirma.
Ainda segundo Dannia, o time focado em olhar para as mudanças e novos procedimentos fez a diferença em todo o processo. “Recomeçamos não só com um novo sistema, mas com a certeza de que estamos em transformação. É claro que os desafios existiram, mas eles trouxeram aprendizados para os novos projetos que surgirão. Esse é o início de uma evolução que busca melhorias constantes e tem pessoas engajadas no centro”, completa.
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