Por meio de aplicativos, marca estimula o debate e a troca de experiências entre mulheres e visa estimular crianças a evitar germes e bactérias com um game.
Promover a interação de mães, o compartilhamento de experiências sobre maternidade e prover entretenimento educacional para os filhos. Com estes objetivos à frente, a Lifebuoy, marca de sabonetes antibacterianos, lança dois aplicativos no Facebook: Mães blogueiras e o game Lifeman. No primeiro, as leitoras terão contato com situações do dia a dia relatados com clareza sobre temas como choro de neném, cólica e outros momentos em que os filhos mais carecem de proteção. Já no segundo, as crianças poderão se divertir com jogos de conteúdo educacional que trazem à tona a importância da correta higienização das mãos como forma de prevenir doenças.
O aplicativo Mães Blogueiras é um ambiente onde as mulheres podem discutir temas que permeiam seu universo. Dicas sobre como tirar fraldas, preparar papinhas ou fazer o filho comer e dormir melhor são tópicos presentes nesse espaço e as visitantes podem aproveitar a leitura para consultar as blogueiras para obter mais dicas ou tirar dúvidas. As responsáveis pelos posts são Line Sena, Liliane Ferrari, Glauciana Nunes, Dri Viaro e Vanessa Paiva, todas já influentes na rede e autoras de outros blogs relevantes, como “Mãe, esposa, dona de casa e trabalhadora” e “Mãe com filhos”.
“Lifebuoy tem como missão criar um futuro melhor todos os dias, atendendo as necessidades diárias das pessoas em termos de higiene e cuidados pessoais”, explica Renato Rossi, gerente de marketing da categoria sabonetes da Unilever. Seguindo esse preceito, a marca criou o espaço Mães Blogueiras, para que elas abordem seu dia a dia familiar, seus anseios e desejos em relação à maternidade e possam contribuir para a vida de outras mães, com conselhos para melhorar o relacionamento entre elas e os filhos.
Para as crianças, a marca oferece o Lifeman, um game ao estilo Pacman, onde o jogador controla o personagem de mesmo nome, que precisa acabar com os “vilões”, que são os germes e as bactérias. O game mantém um ranking com os melhores jogadores e estimula de forma pedagógica as crianças a manter a higiene das mãos.
Os aplicativos, criados pela agência F.biz, estão disponíveis na fanpage de Lifebuoy no Facebook (www.facebook.com/CompromissoLifebuoy) e podem ser acessados por todos os usuários da rede social.
Crianças e a higiene das mãos
A ligação da marca com mães e crianças vem desde o lançamento de Lifebuoy no Brasil. “Realizamos uma pesquisa com mães brasileiras que mostrou que lavar as mãos ainda não é um hábito frequente em muitas famílias”, aponta Rossi.
O levantamento, divulgado em 2010, revelou que 84% das entrevistadas acreditam que os filhos lavam as mãos até três vezes ao dia, no máximo. Entretanto, outro estudo, realizado por meio da análise do suor das mãos de crianças entre quatro e 12 anos, apontou que 69% das crianças carregavam bactérias e coliformes fecais nas mãos. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli, relacionadas a doenças gastrointestinais. “Ao colocar esta situação como uma forma de entretenimento, enfatizamos que este ato corriqueiro é muito importante para saúde das crianças, mas que pode ser divertido também”, enfatiza o executivo.