Ainda há muita confusão sobre o tema sustentabilidade aplicada ao varejo.
Diversas pesquisas têm procurado identificar como o varejo pode gerar mais rentabilidade através do design de suas lojas. Qualidade, preço e bom atendimento são elementos básicos que não podem faltar. Onde estará o diferencial competitivo? Nós da SustentaX acreditamos que esse diferencial precisa ser construído a partir de uma relação de confiança que irá gerar fidelização. Mas como fazer isso? Nós acreditamos que o sucesso do varejo estará baseado em um tripé envolvendo: lojas sustentáveis, informações objetivas que gerem valor para o cliente e percepção de genuína responsabilidade socioambiental.
No que se refere às lojas é preciso que elas contribuam para o objetivo numero um de um varejo sustentável que é atrair clientes. Ainda há muita confusão sobre o tema sustentabilidade aplicada ao varejo. É preciso perceber que de nada adianta uma loja ser eficiente energeticamente e não atrair clientes.
A loja sustentável tem que ser rentável, aprazível e saudável. Ela tem que proporcionar uma clara sensação de bem-estar. Se você estiver em casa e quiser sair para se distrair “é para lá que eu quero ir, pois é lá que me sinto bem”.
Como é possível incorporar esta experiência e, consequentemente, transformá-la em diferencial para sua loja? Aqui vão algumas medidas simples para atrair mais clientes e ainda melhorar a produtividade de seus funcionários.
Ambientes ventilados e mais saudáveis. É vital assegurar um fornecimento de ar fresco e de boa qualidade. Se possível tenha ventilação cruzada ou mantenha sempre limpo os filtros do ar condicionado. Se quiser ir além, monitore o dióxido de carbono (CO2) para manter o ambiente dentro de uma faixa saudável. Hoje já existem aparelhos baratos e que apitam se o nível de CO2 não estiver saudável. Altos níveis de CO2 causam fadiga, dores de cabeça, dificuldade de concentração e baixa produtividade. Além disso, a poluição do ar em ambientes fechados pode ser de duas a cinco vezes maior do que o ar que respiramos fora. Atenção às áreas para fumantes distantes das entradas e saídas de ar, a fim de não levar toxinas e odor do cigarro para dentro de sua loja. Lembre-se: ar contaminado significará pior atendimento pelo absenteísmo e indisposição para o trabalho.
Faça limpeza e manutenção de baixa toxidade: é importante reduzir o impacto na saúde das pessoas pelo uso de materiais de limpeza tóxicos. Prefira produtos de limpeza de baixa toxidade e, se caso a loja estiver localizada em shopping, solicite à administração para que, no caso de manejo de pragas, sejam usados métodos de baixo impacto.
Áreas verdes reduzem sensação de calor excessivo: ao escolher um novo local para suas instalações, por exemplo, dê preferência aos que tenham áreas verdes, paisagismo com espécies locais, telhados verdes que ajudam no controle da temperatura. Obtenha o conforto sem excessos de gastos de energia.
Áreas com vista para o exterior para proporcionar interação: ao escolher ambientes com vista para o exterior, ganha-se conforto e sensação de bem-estar.
Iluminação adequada e eficiente: é fundamental realizar um estudo a fim de oferecer iluminação adequada, sempre que possível natural, e também eficiente do ponto de vista energético, garantindo desta forma mais rentabilidade, por oferecer conforto por meio da iluminação, destacando o ambiente de sua loja, e também por reduzir custos energéticos. Além disso, iluminação e ventilação adequadas tornam os espaços mais confortáveis e agradáveis.
E, por último, não se esqueça da rentabilidade do seu negócio. Cuidado com ações ditas sustentáveis, mas desvinculadas de suas atividades. Ser sustentável é diferente de parecer sustentável.
*Newton Figueiredo é fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade empresarial ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e desenvolvendo projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários