Em 11 de agosto foi comemorado o Dia da TV por Assinatura e um estudo identificou que mais de 24,7 milhões de brasileiros têm propensão a assinar o serviço, sendo que uma em cada cinco são pessoas acima dos 65 anos (18,6%) e integrantes da classe B (61,4%). Os dados são da Serasa Experian em uma pesquisa realizada com uma base de 186,7 milhões de CPFs cadastrados, o que significa que 13,3% assinariam o serviço.
CONTEÚDO RELACIONADO: Sky oferecerá serviços financeiros a partir de 2025
O levantamento indica que 60,8% dos consumidores que assinariam um serviço de TV também assinariam serviços de streaming – sendo que 12% da mesma base (cerca de 23 milhões de pessoas) já usam essas plataformas.
Ainda de acordo com o levantamento, a concentração maior de brasileiros com propensão a consumir TV por assinatura está na região Sudeste (66,6%), sendo São Paulo o estado com o maior percentual na visão por Unidades Federativas (42,6%).
Em relação à faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores propensos a contratar TV por assinatura recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (40,6%), pertencentes à classe C.
Para realizar a pesquisa “Perfil dos Consumidores de TV por assinatura no Brasil”, em julho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos.
Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Consumidores de Serviços de Streaming”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).