Imóveis de altíssimo padrão ganham espaço no âmbito de investimentos e moradia.
O mercado brasileiro atualmente sofre um “boom” imobiliário que teve início anos atrás. Segundo dados do IBGE, o número de domicílios próprios cresceu 13,4% de 2004 a 2009. No primeiro semestre deste ano foram lançados 17 mil imóveis só em São Paulo. Este aquecimento no setor vem acarretando o aumento dos preços dos imóveis e a valorização do metro quadrado (m²). As estimativas das incorporadoras é que os preços continuem a subir devido a atual economia do Brasil juntamente com o déficit habitacional do país, de 5,5 milhões a 7 milhões de moradias.
Os lançamentos, em sua maioria, estão concentrados na zona Sul, com 41% do total, sendo que cerca de 84% dos imóveis comprados na região são para moradia. O campeão da região é o Morumbi, com 7.992 unidades. Os moradores da zona Sul e Oeste tendem a optar por praticidade e boa localidade, além de completa estrutura de lazer. Por isso, o mercado de luxo deve crescer 20% em 2010, diz o consultor Carlos Ferreirinha.
O imóvel de altíssimo padrão é um investimento cada vez mais procurado, e as construtoras devem apostar nesse nicho, com empreendimentos que reúnam áreas comuns de larga escala, como piscina, academia, salão de jogos, salão de festas; além do paisagismo.
Só a Bauman Construtora completou 1 milhão de m² construídos nesse nicho, entre empreendimentos residenciais, comerciais e industriais. Novos projetos para 2011 fazem parte dos planos da empresa. “Estudamos áreas em desenvolvimento e com espaço para empreendimentos requintados e completos”, diz o diretor da empresa, Fernnando Bauman.