Akna

Microsoft 365 é a nova estratégia da multinacional para levar a colaboração às empresas

Plataforma conta com ferramentas do Office 365 e segurança nativa do Windows 10 e de EMS para atrair empresas a adoção de mobilidade e soluções colaborativas.

O Gartner Symposium|ITxpo, realizado entre os dias 23 e 26 de outubro em São Paulo, é o palco que a Microsoft decidiu usar para apresentar a plataforma de colaboração Microsoft 365 para o mercado brasileiro. Unindo aplicações tradicionais do pacote Office 365 (que agora estão na nuvem), com o Windows 10 e soluções de segurança, a multinacional entrega um ambiente de trabalho digital e flexível, propondo maior colaboração e mobilidade nas empresas.

DreamWorks Animation implementa mobilidade para expandir a colaboração e a criatividade entre funcionários

“Com a tecnologia e a chegada dos millennials (nascidos entre os anos 1980 e 2000), o ambiente de trabalho mudou muito rápido e nós tivemos que criar uma plataforma que atendesse este cenário, que pede por mais conectividade e mobilidade”, diz Loredane Feltrin, diretora da Divisão de Produtividade da Microsoft Brasil.

Para isso, a Microsoft usou o Office, que conta com o Skype para videocoloboração e o Teams para mobilidade, por exemplo, o Windows 10, com painéis específicos de segurança, e o Enterprise Mobility + Security (EMS), que garante a segurança no dispositivo móvel, para entregar uma plataforma única para clientes corporativos, independentemente de seu tamanho.

A segurança é o ponto principal, afirma Loredane, pois é a principal preocupação dos clientes quando apostam em soluções de nuvem. Segundo ela, é importante garantir a proteção da informação porque os colaboradores utilizam seus próprios dispositivos móveis para tarefas profissionais.

Conteúdo de alta relevância, por exemplo, só é acessado através de um fator de dupla autenticação, como uma autorização com código de acesso enviada pelo celular do colaborador. “A segurança já vem dentro de todos os produtos da Microsoft, e precisamos garantir que todas informações estejam protegidas dentro de nossas plataformas, como, por exemplo, os 400 bilhões de e-mails mensais que circulam na nossa nuvem”, diz.

Além da segurança, o Microsoft 365 também oferece comodidade na relação entre millennials e das gerações anteriores, que tem diferentes preferências de comunicação. A primeira, por exemplo, prefere aplicativos de mensagens, enquanto a segunda opta por e-mail. Com a solução, as informações são integradas em uma mesma plataforma para acompanhamento mútuo.

A diretora também destaca o uso de inteligência artificial na plataforma, como no PowerPoint, que a utiliza em sugestões automáticas de design e tradução de conteúdo, e no Outlook, que separa os e-mails em prioritário e secundário conforme o uso do colaborador.

Ainda de acordo com Loredane, o mercado nacional tem respondido bem à solução, principalmente governo e bancos, que se mostram mais preocupados com a segurança. A Infraero, por exemplo, usa a tecnologia para a comunicação interna e que viu melhorias de processo e clima organizacional com a aproximação entre colaboradores de diferentes níveis hierárquicos.

Compartilhe: