Iniciativa faz parte da ação “Conheça o Brasil: Conectado”.
Os ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Turismo, Celso Sabino, assinaram nesta segunda-feira (11), em Belém (PA), o Protocolo de Intenções para ampliar a cobertura da internet em pontos estratégicos para os turistas nacionais e internacionais que passeiam pelo país. A ação faz parte do movimento “Conheça o Brasil: Conectado”, que tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência para o turista que passeia pelo país.
CONTEÚDO RELACIONADO – Mercado de rede sem fio avança 7,6% em 2023
O acordo propõe investimentos em infraestrutura de telecomunicações promovendo a ampliação de internet de qualidade e wi-fi gratuito em locais estratégicos para aqueles que visitam as atrações turísticas em todas as regiões do país. A ideia é facilitar o acesso a internet em locais próximos a hotéis, parques naturais e urbanos, aeroportos, pontos turísticos e áreas com grande movimentação de turistas.
Os ministérios das Comunicações e do Turismo pretendem fechar parcerias com as empresas para investir na infraestrutura desses locais com o objetivo de atrair mais turistas.
“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças a parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações. Tenho certeza que a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”, afirmou Sabino.
O Ministério das Comunicações vai articular com as instituições públicas e privadas para proporcionar o acesso e a qualidade de conexão à rede de telecomunicações, além de mobilizar provedores de infraestrutura e serviços de telecomunicações para viabilizar o acesso e a melhoria da qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros para os turistas.
Os pontos turísticos que serão atendidos, além do investimento na ação, serão definidos pelo plano de ação que será elaborado a partir de agora entre os ministérios. O prazo de vigência do Protocolo de Intenções entre as duas pastas será de 24 meses, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo. *Com informações do Ministério das Comunicações.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).