O e-commerce brasileiro experimenta um forte crescimento este ano, com faturamento de R$ 9,4 bilhões só no mês de maio, um aumento de mais de 100% na comparação com 2020. Influenciado pela pandemia, claro. No entanto, produtos que necessitam de um atendimento diferente, como joias e alimentos frescos, enfrentam resistência na hora da compra. A Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu uma ferramenta para lidar com este desafio, a Retail Phygital Experience.
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Trata-se de um sistema criado para que marcas possam fornecer toda a assistência possível aos clientes na hora de comprar online, permitindo a eles ver os produtos em tempo real e escolher exatamente quais deles serão entregues. Além da tecnologia empregada para tornar a visualização possível, os consumidores também contam com experiência de compra personalizada, prestada pelos próprios vendedores do local.
Em detalhes, a solução é composta por dois módulos: um que gerencia o agendamento de compras, permitindo que o cliente possa ser redirecionado ao atendimento imediato, caso assim queira, ou – caso esteja sem pressa – agendar uma data e horário para comprar naquele estabelecimento; e outro módulo, que facilita o contato remoto do consumidor com o vendedor que realizará o atendimento.
Este segundo módulo, baseado na tecnologia de visão artificial, aplica algoritmos a câmeras estrategicamente localizadas na loja e monitora automaticamente o vendedor. Com isso, as câmeras executam automaticamente toda a função de monitoramento, como focar nos produtos desejados pelo cliente e até mesmo de dar zoom caso seja necessário observar algum item com maior cuidado.
A Minsait acredita que a Retail Phygital Experience representa uma evolução do conceito de vendas pela Internet, tornando possível aos clientes viver a experiência da compra física no meio digital.
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