Internet das CoisasSem categoria

Minsait utiliza inteligência artificial e IoT para melhorar a prevenção e detecção de incêndios florestais

Todos os anos, focos de incêndio consomem milhões de hectares de área florestal, causando graves prejuízos ecológicos e econômicos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registra mais da metade dos focos de incêndios florestais de toda a América do Sul e, em agosto deste ano, o aumento das queimadas no país chegou a quase 20% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Tecnologia ajuda brigadistas a combater incêndios florestais e preservar fauna e flora em Brumadinho

 

Com o intuito de detectar rapidamente incêndios nas proximidades de linhas elétricas, a Minsait, empresa da Indra, desenvolveu o Smart WildFire Detection, solução inovadora desenhada para minimizar os custos de instalação e operacionais, permitindo cobrir distancias de milhares de quilômetros.

Com base em Video Analytics e IoT, é possível monitorar 24 horas por dia e detectar rapidamente incêndios, minimizando o tempo de resposta, os impactos aos ativos e ao meio ambiente. O sistema é constituído por dispositivos instalados ao longo das linhas nas torres de eletricidade, sendo capazes de detectar fumaça, fontes de luz ou hotspots, que possam ser focos de incêndios. Além do monitoramento de imagens de campo em 360º, os dispositivos estão equipados com sensores que identificam aspectos não visíveis como temperatura, umidade ou pressão atmosférica. 

A solução com capacidade de processamento Edge realiza a análise de dados das imagens e sensores por meio de algoritmos utilizando técnicas de inteligência artificial, minimizando falsos positivos e aumentando a eficiência do sistema. Ao detectar uma possível ocorrência, a solução dispara um alerta ao centro de operações da empresa, possibilitando a rápida atuação de brigadas anti-incêndio ou coordenação com o poder público.

Diante disso, a Minsait contribui para prevenir e mitigar os efeitos das alterações climáticas, o impacto ao meio ambiente e ainda reduzir os riscos às infraestruturas críticas. A empresa já possui ferramentas que promovem a sustentabilidade, como solução de detecção de vazamentos de petróleo, soluções para gestão de recursos energéticos renováveis e eficiência energética. A empresa continua inovando na sua oferta para desenvolver novas tecnologias que contribuam para o progresso e a luta contra o aquecimento global.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *