Segundo IDC, demanda do mercado corporativo brasileiro em 2011 é por informação e conhecimento a respeito dos serviços em nuvem.
Com relação aos serviços de Cloud Computing, 2011 será um ano de demanda por informação e conhecimento a respeito de seu funcionamento e recursos, de acordo com a IDC Brasil. As empresas estarão preocupadas em entender as ferramentas e serviços possíveis, além de implicações de segurança, investimentos necessários etc.
“Cloud é um conceito que veio para ficar, e que deve amadurecer nos próximos anos”, diz Mauro Peres, country manager da IDC Brasil. Segundo ele, em 2011 as empresas brasileiras darão os primeiros passos em direção a nuvem. Já será possível verificar grandes campanhas de marketing das empresas fornecedoras de serviço. Serão ofertados produtos baseados em conceitos ainda novos. É o caso dos softwares como serviço, plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS).
Atuarão no mercado grandes empresas, como a Microsoft, IBM, Google e TOTVS. Haverá reflexos interessantes em outras áreas econômicas. O uso de cartões de crédito internacionais por parte das empresas contratantes deve aumentar, já que a maioria dos prestadores de serviço em nuvem está alocada no exterior.
Por outro lado, os analistas acreditam que devem ser discutidas ainda este ano as regulamentações jurídicas necessárias ao funcionamento do setor, ainda não contemplado pela legislação brasileira.