Carreira

Mulheres ocupam 39% dos empregos no setor de TIC

Segundo relatório de diversidade publicado pela Brasscom, a representação das mulheres cresceu a uma taxa anual de 7,7% desde 2020.

A Brasscom publicou o “Relatório de Diversidade de Gênero no Setor de TIC”, com dados de 2023. Segundo o texto, mesmo o número de mulheres no Brasil sendo superior ao de homens, chegando a 51,5% da população, elas ainda ocupam apenas 39% dos empregos no setor de TIC. Nos últimos 3 anos, a presença feminina cresceu 1,5 pontos percentuais acima da masculina. Entretanto, em alguns setores a representação é menor que a média de 39% de empregos ocupados por mulheres, em serviços de TI, 37,7%, e em software de 36,7%.

CONTEÚDO RELACIONADO – 12,4% é o índice de participação de mulheres das áreas de tecnologia e exatas em posições de liderança. Como alterar esse quadro?

No setor de TIC, mulheres superam homens em qualificação para cargos de diretoria e gerência, sendo que 9,9% têm pós-graduação contra 8,2% dos homens. Em contratações de mulheres em cargos de analista e coordenação, as mulheres também superam os homens. O crescimento entre os analistas foi de 1,2% para os homens e 1,8% para as mulheres, e em funções técnicas de TI, P&D e Engenharia, o crescimento feminino foi superior ao masculino, 2,1% versus 1,3%. Acesse o relatório completo, já disponível no site de Brasscom.

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *