Empresa apresentou suas soluções para tecnologias disruptivas, destacando casos de uso de SD-WAN, nuvem e espaço de trabalho digital.
A VMware aproveitou o Mobile World Congress (MWC) 2018, realizado em Barcelona (Espanha), para mostrar como o portfólio de ofertas da empresa pode ajudar os provedores de serviços de comunicação a se prepararem para o mundo 5G, onde a capacidade de construir e lançar novos serviços rapidamente será a base para o sucesso.
A intenção da empresa é mostrar que as soluções da VMware podem criar novos fluxos de receita, diminuir os custos e melhorar a retenção e satisfação do cliente, mesmo em cenários bem competitivos, onde as operadoras enfrentam altas expectativas dos clientes, redução da receita média por usuário (ARPU) e aumento dos custos de infraestrutura.
Furukawa apresenta sua proposta para redes 5G em evento no México
Os principais recursos apresentados envolvem tecnologias disruptivas, como SD-WAN, nuvem e gerenciamento de espaço de trabalho. Segundo a empresa, os provedores precisam oferecer serviços diferenciados com maior agilidade e a demanda deve crescer com o 5G. A transição para uma infraestrutura virtualizada centrada na nuvem e um modelo de entrega automatizado, ágil e definido por software será o caminho.
Em termos de infraestrutura, a VMware disponibiliza um software que oferece infra comum e um ambiente operacional para nuvens distribuídas privadas e públicas. Através dessas ofertas, os clientes têm buscado implantar tecnologias como virtualização das funções de rede (NFV), utilizando o VMware vCloud NFV, que oferece infraestrutura virtualizada, gerenciamento de operações e garantia de serviços em nuvens.
A empresa também oferece soluções para produção OpenStack por meio do VMware Integrated OpenStack-Carrier Edition, integrando serviços NFV ao desenvolvimento aberto. Segundo a companhia, utilizando a plataforma como um gerenciador de infraestrutura virtualizada do NFV, os arquitetos de rede podem implementar, atualizar e operar uma nuvem OpenStack em cima da plataforma NFV da VMware.
A VMware também criou um marketplace para os provedores desenvolverem serviços, com um ecossistema de mais de 60 funções de rede virtual de mais de 30 fornecedores em todo o mundo certificados como VMware Ready to NFV.
Já o SD-WAN é entregue através do VeloCloud Cloud-Delivered SD-WAN, fornecendo uma opção de conectividade de rede menos complexa, que complementa o portfólio de serviços existente. A VMware diz que a plataforma permite que as operadoras forneçam conectividade com confiabilidade e segurança, qualidades necessárias em um mundo multicloud, onde as empresas precisam ter acesso às suas aplicações e serviços em suas nuvens.
Espaço de trabalho digital
Saindo da infraestrutura, a VMware também apresentou tecnologias para espaço de trabalho. Através do VMware Workspace ONE, alimentado pela tecnologia AirWatch, são feitos o gerenciamento e a segurança de todos os dispositivos do cliente, incluindo os dispositivos dos próprios funcionários e os vendidos pela operadora.
Os provedores também estão adicionando serviços digitais por meio do Workspace ONE, otimizando a conveniência do usuário móvel ao ativar qualquer aplicação em qualquer dispositivo. Ao oferecer todas as aplicações – móveis, web, Windows, virtual ou cloud – por meio de um portal de aplicativos com integração de identidade para login único, as operadoras podem maximizar as receitas de uso de dados corporativos, revenda de software e oportunidades de serviços.
Durante o Mobile World Congress 2018, a VMware também revelou a próxima etapa de sua estratégia de Internet das Coisas (IoT), que se concentrará na entrega de novas soluções de edge computing, incluindo gerenciamento de ativos, estacionamento e vigilância inteligentes. Essas soluções incluirão o software de infraestrutura hiperconvergente VMware vSAN e o VMware Pulse IoT Center, e devem ser desenvolvidas em colaboração com parceiros líderes da indústria, como Axis Communications, Wipro e Dell Technologies, entre outros.