
O banco digital Original iniciou testes com o a solução de pagamentos instantâneos PIX, que deve ser lançada oficialmente pelo Banco Central no Brasil em novembro. Com a plataforma, o banco planeja o lançamento de serviços inovadores que acelerem a transformação digital do sistema financeiro brasileiro e simplifiquem a vida dos clientes.
Dentro dessa estratégia, o Original destaca sua carteira digital PicPay, onde já iniciou testes de ofertas digitais e instantâneas de cartões de múltiplas funções (crédito e débito), tanto na versão física como digital, para uma ampla base de detentores de contas na PicPay, que não necessariamente precisam ser correntistas do Original.
Outro plano do banco é oferecer sua plataforma de APIs, já baseada no conceito de open banking, para o setor financeiro. Sendo assim, outras empresas poderão usufruir da infraestrutura do Original como “bank as a service” (serviços bancários a serem oferecidos via plataformas digitais de parceiros) para desenvolver novas soluções financeiras e utilizar o sistema de pagamentos instantâneos.
O PIX permitirá que transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governos de maneira muito mais simples e barata, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço possibilitará ainda cobranças em estabelecimentos comerciais físicos por meio de QR Code. Nessa etapa de testes, iniciada em junho, as instituições financeiras estão simulando todo o ciclo do processo, com a efetivação de transações entre bancos. Além disso, alguns clientes também serão selecionados para realizar simulações de transações entre pessoas (P2P – pessoa para pessoa). Os testes atuais incluem ainda os pagamentos por meio de QR Code e a integração de todo o sistema com o aplicativo do banco.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.