Telefones da companhia japonesa terão sistema operacional Android e competirão com o iPhone, da Apple.
A Panasonic anunciou nesta quarta-feira (17) que começará a vender seus próprios smartphones no Japão no início de 2011 e, no resto dos países, em 2012. A iniciativa é um pouco tardia, mas ambiciosa por parte da companhia japonesa.
Com sistema operacional Android (Google), os novos celulares vão competir com o iPhone (Apple) – que domina o mercado japonês de telefones avançados, assim como o Galaxy S, da Samsung Electronics.
A gigante japonesa de produtos eletrônicos dirigidos ao consumidor admitiu que está entrando tarde no mercado de smartphones, mas espera diferenciar seus produtos, enfatizando a capacidade de conexão com outros produtos Panasonic.
“Calculamos mal a velocidade na qual os smartphones entrariam no mercado japonês”, admite Osamu Waki, responsável pela parte de comunicações móveis da companhia. “Com a rápida mudança para o Android, queremos nos equiparar às outras companhias em breve”, completa.
A Panasonic almeja elevar as vendas totais de celulares a 15 milhões de unidades em todo o mundo em 2015, frente às precisões registradas entre 5,4 e 5,5 milhões somente no Japão em seu ano fiscal, que termina em março.
Sua rival, a Sharp, que atualmente se encontra em um distante terceiro posto na venda de smartphones no Japão, afirma que aspirava 30% do mercado doméstico nos próximos dois a três anos.