Melhores Práticas

Pão de Açúcar: mobilidade para ganhar agilidade na tomada de decisão

Utilizando o MicroStrategy Mobile, informações relacionadas a vendas, cadeia de abastecimento e de outras importantes áreas também estarão disponíveis nos dispositivos móveis de seus executivos.

Como consequência de administrarem uma rede varejista com centenas de lojas amplamente distribuídas, os principais executivos do Grupo Pão de Açúcar encontram-se em trânsito a maior parte do tempo. Assim, para que as decisões sejam mais rápidas e assertivas, faz-se necessário que as informações estratégicas da empresa cheguem até eles onde quer que estejam.

Foi nesse cenário que, em 2009, a companhia decidiu investir em mobiliade. Como parte das iniciativas, está estendendo a sua plataforma de Business Intelligence até os dispositivos móveis. A ferramenta escolhida foi o MicroStrategy Mobile, que é capaz de disponibilizar as informações contidas no sistema de BI diretamente para os aparelhos móveis smartphones BlackBerry.

Célio Teixeira Guedes, gestor de BI do Grupo, conta que já há algum tempo existe na companhia a preocupação de se levar as informações até quem decide. A primeira iniciativa foi o envio de informações relacionadas a vendas via SMS, duas vezes ao dia. "Ainda eram informações estáticas e sem apelo de usabilidade. Precisávamos, porém de uma atualização mais freqüente e algo que permitisse melhor manipulação dos dados. Desenvolvemos então, em 2008, uma aplicação online com informações de vendas de todas as lojas, que permitiam visões diferentes, inclusive por departamentos. Foi esse aplicativo que despertou a importância e praticidade da mobilidade para a gestão dos dados da companhia e abriu caminho para que decidíssemos levar o BI para dentro dos dispositivos móveis".

Teve início dessa forma, há cerca de seis meses, o projeto piloto de implementação do MicroStrategy Mobile. “Todos os relatórios referentes aos mais relevantes temas da empresa, como estoque, margem, volume de compras, pagamentos, entre outros, poderiam sair do universo do BI do Grupo Pão de Açúcar e irem para os dispositivos móveis de cada um dos executivos. A ferramenta nos trouxe liberdade, pois antes tínhamos que trabalhar informações específicas. Hoje podemos escolher qual tipo de dados iremos disponibilizar no dispositivo".

Nesse primeiro momento, estão sendo trabalhados os principais números relacionados à cadeia de abastecimento, a forma e conteúdo como os dados irão para a plataforma móvel, assim como relevância e granularidade dessas informações. A ferramenta está sendo utilizadoahá dois meses aproximadamente, como experimento, por alguns executivos. No entanto, cerca de 300 profissionais, entre eles presidentes, vice-presidentes, diretores executivos e diretores de departamentos, terão acesso ao BI móvel.

Para Guedes a expectativa em relação ao projeto é bastante boa, pois mesmo em pouco tempo de utilização já existe um feedback bastante positivo em relação à utilidade da tecnologia. "Os executivos já despertaram para o poder e facilidade de ter no celular as informações antes restritas ao seu computador. E mais ainda, a capacidade de manipular onde estiverem essas informações", finaliza.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *