Segundo o estudo Market Review, a frequência de compras online aumentou 71% no último ano e as expectativas para o futuro são animadoras para o comércio. Produzido em setembro, pela empresa de tecnologia para varejo bornlogic e a consultoria Opinion Box, o levantamento ouviu mais de 2,1 mil consumidores distribuídos por todo o Brasil. De acordo com a pesquisa, quase metade dos entrevistados (49%) afirmaram querer fazer mais compras pela Internet no próximo ano.
CONTEÚDO RELACIONADO – E-commerce registra baixa de 3,7% em setembro, mostra Conversion
Cada vez mais, as redes sociais têm tido maior impacto na decisão dos consumidores – 65% das pessoas têm o hábito de pesquisar os produtos nas redes sociais e 69% já compraram produtos que viram em anúncios nessas plataformas.
Outro fator de impacto é a integração entre lojas físicas e virtuais, já que muitos consumidores começam a jornada de compra em um canal e terminam em outro: 74% dos entrevistados já pesquisaram o produto na internet e realizaram a compra em loja física, enquanto 84% confirmam ter experimentado o produto em loja para depois comprar online.
A consulta com o vendedor é um dos principais motivos para as compras presenciais. Parte dos consumidores também estão abertos a se consultar com vendedores também pelo e-commerce: 46% dos entrevistados já realizaram compras por atendimento via WhatsApp, Facebook e outras redes sociais. Eles apontam que o vendedor pode ser decisivo na hora de fechar uma compra.
Categorias mais populares
O estudo traz ainda destaque para o crescimento de categorias como Alimentos e Bebidas, cujos produtos já são comprados por 38% dos consumidores, e Moda e Acessórios, que venceu a barreira do “quero experimentar antes de comprar” e hoje já é acessada por 55% dos entrevistados. Mas os líderes mesmo são Eletrônicos (59%), Telefonia (57%) e Eletrodomésticos (56%). Enquanto produtos infantis e para Jardinagem são os menos comprados pela internet, com 17% e 8% respectivamente.
Já os motivos que fizeram um cliente desistir da comprar para 94% foi o valor do frete; 89% por causa de avaliações negativas de outros clientes e 84% por medo do anúncio ser uma fraude. Destacam-se ainda 82% dos entrevistados que não concluíram uma compra por medo do produto não ser do tamanho certo e 78% por causa do prazo de entrega longo.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.