Realidade virtual ajuda gerentes a montarem ambiente de loja

Solução simula corredores e prateleiras, permitindo que o gestor monte o espaço da forma que preferir.

Você provavelmente conhece ou já ouviu falar nos jogos da franquia The Sims, onde o jogador pode criar seu personagem e sua casa à sua vontade, dispondo móveis e ambientes da maneira que preferir. Agora, imagine esse cenário com a inclusão de soluções de realidade virtual (VR) em um supermercado, incluindo a possibilidade de andar pela loja “virtual” e pegar os produtos da prateleira, visualizando, inclusive, sua embalagem.

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A partir da solução de realidade virtual da Symphony Retail Solutions, multinacional especializada em tecnologia para o varejo, varejistas ganham a possibilidade de simular o ambiente de loja exatamente dessa forma (veja o vídeo). A novidade foi apresentada ao mercado brasileiro este mês na APAS Show 2017, feira de tendências de tecnologia em supermercados.

A ideia, segundo o vice-presidente da empresa na América Latina, Adriano Araújo, é que o gerente da loja faça a gestão de espaço de forma virtual, podendo mover prateleiras, displays e produtos da forma que preferir e, depois, caminhar pela loja e ter a experiência de como seria esse ambiente no mundo real.

De acordo com ele, a solução ainda pode cruzar dados de clientes para montar os corredores segundo a preferência deles, sincronizando com as recomendações da indústria varejista e com a decisão do próprio varejista. “A intenção é que a tecnologia permita o desenvolvimento de melhores experiências de compra para os clientes”, diz Araújo.

A solução de VR ainda pode ajudar redes varejistas, onde o ambiente de loja é padronizado, a gerir melhor cada filial. Como o produto é sincronizado com outros sistemas da Symphony, o gestor pode ver como é a disposição dos produtos em cada loja. “A ideia é que 20% do ambiente seja livre para que o gerente da filial possa decidir o que vai de encontro com a clientela local”, diz o executivo. Por fim, a solução gera um índice do quão perto cada loja está dos objetivos estipulados pela rede varejista.

Há um ano no Brasil, a Symphony também oferece outras soluções para o varejo nacional, com produtos voltados no consumidor e direcionados ao marketing personalizado, precificiação e promoções. “A disponibilização deste novo espectro de soluções para os varejistas brasileiros representa a adequação do nosso mercado a uma tendência global vigente, o que certamente resultará em mais competitividade e eficiência”, encerra.

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