
O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 29,4% em março, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de março foram registradas 165.545 queixas de usuários de serviços de telecomunicações, 68.902 reclamações a menos que as registradas em março de 2021. As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado. Em todo o ano de 2021, elas caíram quase 25%.
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços. A maior queda nas reclamações foi sobre a TV por assinatura, 34,4%, passando de 18.397 em março de 2021 para 12.065 queixas em março de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 33,4% e dos usuários de telefonia móvel 18,5%.
As quedas são resultado de ações do setor para melhorar a relação com o consumidor e de normativos do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), afirma a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras. Uma das medidas mais conhecidas do SART é a Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Outras medidas adotadas dentro da autorregulação de telecom tratam da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 30% no número de reclamações relacionadas à cobrança – assunto mais reclamado – uma queda de 24.941 queixas em março de 2022, na comparação com março de 2021.
As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 44%, representando uma redução de 22.328 queixas.
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