Internacional

Rússia vai tentar se desconectar da Internet global

De acordo com a mídia russa e a BBC, a Rússia vai tentar se desconectar da rede global. Testes devem acontecer nos próximos dias para verificar se é possível manter o país conectado somente com os servidores locais e sem comunicação com o resto da Internet. A espécie de “cortina de ferro digital” é, oficialmente, uma forma de proteger a Rússia de ataques cibernéticos, porém, é possível que haja intenção do governo russo de controlar o acesso de civis à rede durante protestos, por exemplo.

Google e Cuba fecham acordo para melhorar conectividade na ilha

A ideia do projeto é criar uma forma da Rússia poder desconectar a rede em momentos que o governo achar crucial, não, necessariamente, bloquear definitivamente o acesso à Internet global. Quando isso acontecer, os cidadãos russos só poderão acessar informações hospedadas no país, sob domínio .ru. Da mesma forma, quem está fora da Rússia não poderá acessar nenhum site russo.

Para que isso seja possível, o projeto primeiro deve passar pelo congresso russo, duas vezes pelo equivalente à Câmara dos Deputados, depois pelo Senado, e aí assinada pelo presidente Vladimir Putin, que é a favor da iniciativa.

O custo será um dos desafios à empreitada. De acordo com a Bloomberg, as estimativas de gastos descritas no projeto de lei, que chegam a R$ 1,2 bilhão em custos para as operadoras russas, não serão o suficiente para possibilitar o bloqueio. Erros e interrupção no fornecimento dos dados podem engordar os gastos.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *