A NTT Data, divisão global de integração de sistemas do grupo japonês NTT, apresentou uma nova plataforma de inteligência artificial (IA) que “integra e sintetiza” dados de sensores, dispositivos e sistemas em locais empresariais para fluir para modelos de IA industriais específicos para tarefas. Ele está sendo oferecido como um serviço gerenciado com seu portfólio corporativo mais amplo, que inclui detecção baseada em borda (IoT), computação, conectividade (5G privado) e dispositivos. Ele é lançado no mercado da Indústria 4.0, como uma plataforma de IA para combinar e utilizar dados de TI/TO em uma nova infraestrutura de ponta rápida e confiável.
A empresa com sede em Londres sugeriu que as configurações industriais de ponta não são o lugar para aplicações modernas de IA generativa. “Embora o foco esteja na IA de geração e nos grandes modelos de linguagem, essas tecnologias são impraticáveis para indústrias que exigem tomada de decisões locais e em tempo real”, afirmou em um comunicado. Seu argumento parece ser que os aplicativos de aprendizado de máquina industrial (ML) específicos de domínio, por outro lado, podem ser preparados para fornecer insights e decisões de “missão crítica” usando novas arquiteturas de computação de borda privada e 5G de borda privada no local, como também oferecido pela NTT.
Enquanto isso, a implementação contínua de vários tipos de dispositivos de detecção de IoT em fábricas e fábricas traz novas medidas de telemática industrial e uma maneira de também conectar máquinas OT legadas, para que aplicativos de IA baseados em ML possam ser colocados para funcionar com mais dados para mais aplicações . A NTT disse: “Ao processar dados quando e onde eles são gerados e unificar diversos dispositivos, sistemas e dados de IoT, esta… solução permite decisões em tempo real, maior eficiência operacional e implantação segura de aplicativos de IA em todos os setores para impulsionar tecnologias avançadas da Indústria 4.0 .”
Mas os sistemas de borda cercados não consomem o mesmo poder de computação (remoto) que os mecanismos de computação baseados em nuvem e são empregados, em parte, para que o transporte de dados e a tomada de decisões não precisem ocorrer nos dois sentidos entre data centers distantes. “Em vez disso, o processamento local de dados na borda deve ser eficiente e otimizado – para ser executado “em plataformas de computação compactas, usando modelos de ML menores e mais eficientes para fornecer insights de IA em tempo real”, disse a NTT Data. Sua nova plataforma lida com descoberta, coleta, integração, computação, conectividade e gerenciamento de modelos de IA de dados, informa.
Participe das comuni IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn, WhatsApp e X (Twitter).