Unidade brasileira bateu recorde de faturamento em março último, e alcançou 24% de market share em serviços gerenciados de impressão, segundo a IDC.
Os executivos responsáveis pela área de impressoras da coreana Samsung estiveram no Brasil, em evento organizado para parceiros e clientes, pela primeira vez após a compra da Simpress (em dezembro de 2014). A visita ao país ocorre por dois fatores emblemáticos: a atual subsidiária bateu recorde de faturamento, alcançando market share de 24% no segmento de serviços gerenciados de impressão, segundo a IDC; e vai servir de modelo de negócios para a área de impressoras da Samsung no mundo todo.
Cade libera compra de brasileira Simpress pela Samsung
Desde fevereiro de 2015, a Simpress é oficialmente uma subsidiária da Samsung Printing Solutions Business,, especializada na oferta de soluções de impressões e organização de documentos para o mercado.
David SW Song, vice presidente sênior da unidade de negócios de impressão, diz que a companhia está plenamente satisfeita com os resultados obtidos no Brasil neste primeiro ano da operação, apesar de não revelar números.
Vitorio Danesi, diretor da subsidiária, afirma que o resultado é fruto da confluência de uma série de fatores, em especial a nova estratégia comercial focada na “aquisição” de novos clientes.
“Passamos a ser subsidiária em 2015, quando definimos a estratégia ‘Bicicleta’, para reforçar a área comercial e a conquista de novos clientes capazes de compensar a queda de volume de negócios provocada pela crise econômica”, diz.
Danesi explica que foi preciso ampliar a carteira de clientes para compensar as perdas. “Mapeamos os segmentos de mercado nos quais tínhamos condições de atuar e os clientes junto aos quais nossos concorrentes estavam enfraquecidos”, pontua, ao afirmar que o mercado de serviços gerenciados de impressão e gestão de documentos está maduro e, consequentemente, não apresenta explosão de demanda.
“A Samsung não tem impressoras de alto volume, por isso nosso foco maior é suprir a necessidade do cliente reforçando nossa capacidade de relacionamento”, indica David Song.
Para reforçar a importância da Simpress na operação global de impressoras da Samsung, o executivo afirma que a fabricante não possuía grande experiência na área de MPS (managed print service), tendo apenas pequenos e pontuais projetos junto a Rodobens e a Magazine Luiza, no Brasil, além de algumas iniciativas no Vietnã. “Mas tudo em pequena escala. Precisávamos de um parceiro com a capacidade da Simpress para alçar novos voos”, diz.
Segundo ele, a empresa já está trabalhando em testes para implantar o modelo de negócios Simpress globalmente.