A Fortinet anunciou a nova versão do seu sistema operacional FortiOS e melhorias importantes na plataforma de segurança cibernética da empresa, o Fortinet Security Fabric.
Segundo a empresa, o FortiOS 7.6 capacita os clientes a mitigarem melhor os riscos, reduzir a complexidade e obter uma experiência de usuário superior em toda a rede com novos recursos que abrangem as seguintes áreas:
• Centenas de melhorias no FortiOS 7.6 trazem aprimoramentos em todo o Fortinet Security Fabric em áreas como Secure SD-WAN, serviço de acesso seguro de borda (SASE), acesso à rede zero trust (ZTNA), automação, provisionamento, isolamento remoto do navegador e monitoramento da experiência digital (DEM), entre outras áreas, todas com opções de consumo flexível (SaaS ou PaaS).
• IA Generativa para análise de ameaças e implantação de produtos: com base nos recursos existentes de IA Generativa (Generative AI, GenAI) para investigação e remediação aceleradas de ameaças, o FortiOS 7.6 integra o FortiAI (anteriormente Fortinet Advisor) nativamente dentro da base de dados central da Fortinet, FortiAnalyzer, e seu console de gerenciamento unificado, FortiManager. Essas integrações melhoram a análise e a resposta a ameaças e simplificam as operações de rede e segurança, respectivamente. A expansão do FortiAI em todo o Fortinet Security Fabric facilita a tomada de decisões mais rápida, ajuda a detectar e corrigir incidentes rapidamente e garante que as organizações possam adotar facilmente as tecnologias de que precisam.
• Recursos abrangentes de proteção de dados em toda a rede: a proteção de dados centralizada combinada com pontos de aplicação em todo o Fortinet Security Fabric permitirá que mais empresas adotem e gerenciem uma estratégia completa de prevenção de perda de dados (DLP). Esses recursos aprimorados do FortiOS 7.6 garantem que as informações confidenciais permaneçam seguras, não importa onde estejam dentro da rede híbrida.
Atualizações adicionais que aprimoram o Fortinet Security Fabric incluem:
• Recursos de detecção e resposta de endpoint adicionados ao agente unificado da Fortinet: o FortiClient, agente unificado do Fortinet Security Fabric, se integrará à detecção e resposta completa de endpoint (EDR) para adicionar proteção contra ransomware, detecções baseadas em comportamento e resposta automatizada, bem como capacidade mais profunda de visibilidade, controle e acesso remoto ZTNA. A Fortinet oferece um agente unificado que inclui VPN, ZTNA, plataforma de proteção de endpoint (EPP), EDR, DEM, controle de acesso à rede (NAC) e SASE para reduzir a proliferação de agentes e simplificar o gerenciamento em ambientes complexos.
• Mais formas de combater a escassez de habilidades cibernéticas: além da IA Generativa, o FortiAnalyzer agora inclui opções para serviços SIEM e SOAR prontos para uso, fornecendo ingestão de dados mais ampla e manuais automatizados para simplificar a adoção e a expansão de operações de segurança (SecOps). O aumento de operações já está disponível com a oferta robusta de SOC como serviço para ajudar o SecOps, e agora a Fortinet adicionou um serviço gerenciado do FortiGate para apoiar equipes de operações de rede. Esses serviços refletem a dedicação da Fortinet em apoiar os seus parceiros à medida que eles expandem seus portfólios para alcançar um público mais amplo e aplicar as melhores práticas em todos os lugares. Esses serviços ajudam especificamente os parceiros da Fortinet a superar melhor a escassez contínua de habilidades cibernéticas e a simplificar a transformação digital dos seus clientes finais.
A importância de um sistema operacional único
A dedicação da Fortinet em integrar seu portfólio em um sistema operacional, juntamente com seus investimentos em ASICs personalizados, gerou benefícios tangíveis para clientes de todos os tamanhos nas seguintes áreas:
• Firewall: o FortiOS começou como um sistema operacional de firewall e se destaca nessa função, fornecendo ordens de grandeza de vantagens de desempenho e eficiência energética quando combinado com os ASICs desenvolvidos internamente. Com um único sistema operacional (OS) em todos os modelos do FortiGate, os ASICs personalizados da Fortinet aceleram as funções do FortiOS para suportar 14 aplicações de rede e segurança, permitindo uma abordagem de firewall de malha híbrida para segurança de infraestrutura, protegendo ambientes no local, remotos e em nuvem com políticas e gerenciamento de segurança consistentes.
• Segmentação e ZTNA: para dispositivos gerenciados, os controles de ZTNA verificam os usuários que se conectam a aplicações e dados e segmentam o acesso às aplicações usando o mesmo gateway de aplicação FortiOS. O movimento lateral de cibercriminosos e programas de ransomware é ainda mais limitado pelos firewalls de segmentação interna habilitados pelos firewalls de data center de alto rendimento e baixa latência alimentados pelo FortiOS.
• Segurança de OT/IoT/Edge: como o FortiOS pode controlar e proteger redes com e sem fio, essa segurança também pode se estender perfeitamente até a borda, fornecendo proteção consistente para dispositivos IoT, redes de OT e outros dispositivos sem agente.
• Unified SASE: a rede global e escalável da Fortinet, executando o FortiOS por meio de pontos de presença em todo o mundo, protege a força de trabalho híbrida e as bordas finas. Essa rede também é ancorada pelos recursos de SD-WAN líderes do setor integrados ao FortiOS para melhorar a experiência do usuário.
• Operações de segurança orientadas por IA: todos esses cenários são protegidos pelas operações de segurança avançadas orientadas por IA da Fortinet, habilitadas pela ingestão comum de dados, telemetria e informações de ameaças por meio da base de dados exclusiva da companhia e da aplicação uniforme do FortiOS em todo o Fortinet Security Fabric.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).