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Site da OLX atinge marca de 100 mil buscas por minuto

Portal da empresa de compra e venda online tem mais 800 milhões de pageviews por mês e 5TB de dados coletados por dia.

Conectar pessoas para transformar itens em felicidade – esse é o propósito da OLX. O que muitos não sabem é o que suporta esse negócio que recebe 500 mil novos anúncios todos os dias, onde são efetuadas 50 vendas por minuto e que movimentou R$81 bilhões em produtos vendidos em 2016. A empresa sustenta no seu site um tráfego de 6,4 milhões de pessoas diariamente, com uma média de 100 mil requisições de busca por minuto. Somando desktop e mobile site, a OLX suporta 1.5 bilhão de pageviews por mês – número muito superior ao de grandes e-commerces do País.

Diariamente, 800 mil usuários utilizam o chat – iniciando um milhão de novas conversas e trocando 4,6 milhões de mensagens – e a plataforma armazena 5TB de dados coletados. E tudo isso é feito com um produto desenvolvido e mantido 100% no Brasil.

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“O melhor jeito de construir um produto é entender as necessidades do usuário. Por isso, optamos por desenvolvê-lo e customizá-lo aqui, levando em conta a realidade e peculiaridade dos nossos usuários locais e, consequentemente, gerando maior empatia do nosso time”, afirma Janet Baireva, Chief Product Officer da OLX Brasil.

Segundo a executiva, estão no Brasil os times de desenvolvimento, tanto do site, quanto do aplicativo que, atualmente, é o app brasileiro mais baixado na Apple Store e Google Play (20,5 milhões de downloads em 2016, sendo 1,9 milhões em iOS e 18,6 em Android). A equipe, que hoje conta com mais de 100 profissionais, tem previsão de dobrar de tamanho até o fim do ano.

No entanto, para obter os melhores resultados de performance, a OLX utiliza o que existe de mais inovador no mundo, o que mantém a empresa alinhada com o mercado internacional. “Usamos várias linguagens, pois cada uma oferece soluções para diferentes problemas. Por isso, nosso time não possui especialistas em uma tecnologia específica, mas profissionais bons em encontrar soluções e com capacidade de aprender”, conta Bernardo Carneiro, Chief Technology Officer.

“Trabalhamos com times autônomos, que funcionam como mini startups, então a responsabilidade é alta e todos participam da decisão do que construir e como construir. Tudo isso para que o usuário tenha uma boa experiência, comprando e vendendo de forma fácil, rápida e efetiva”, finaliza Carneiro.

 

 

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