A PMML versão 4.0 permite que os clientes da SPSS criem modelos, classifiquem um grande volume de dados em um database e agreguem modelos aos sistemas operacionais que por sua vez melhoram os processos de negócios.
A SPSS, fornecedora mundial de soluções de data mining e análise preditiva, anuncia suporte total à versão 4.0 da PMML (Predictive Model Markup Language), padrão amplamente adotado pelo mercado em modelos de análise estatística e garimpagem de dados do Data Mining Group (DMG).
Membro fundador e ativo do DMG, a SPSS incorporará a PMML versão 4.0 às próximas versões do PASW Modeler (ex-Clementine) e PASW Statistics (ex-SPSS Statistics) para que os clientes possam aplicar facilmente técnicas de modelagem e visualizações mais poderosas e amigáveis e melhorar a produtividade e os processos de negócios. Com a PMML, os clientes conseguem desenvolver um modelo em um sistema único utilizando um só aplicativo e implementar o modelo em outros sistemas com um aplicativo diferente.
Rich Holada, vice-presidente sênior de tecnologia da SPSS, disse que a companhia vem investindo em PMML desde a sua criação e tem como compromisso facilitar o intercâmbio aberto de ferramentas e técnicas. “A PMML 4.0 melhora a produtividade em termos de preparação de modelos, reduz os silos de informação nas empresas e contribui para o surgimento de mecanismos de scoring que utilizam PMML de várias fontes, apresentando os resultados nas mãos dos tomadores de decisão”, afirma.
A PMML versão 4.0 permite que os clientes da SPSS criem modelos, classifiquem um grande volume de dados em um database e agreguem modelos aos sistemas operacionais que por sua vez melhoram os processos de negócios, incluindo redução dos custos de marketing, retenção dos clientes, oportunidades de venda cruzada e up-sell e bloqueiem atividade fraudulenta. Para Robert Grossman, responsável pelo Data Mining Group, com a versão 4.0, a PMML agora trata de todos os casos de uso comum que ocorrem na implementação prática dos modelos analíticos.