Cloud Computing

Steve Ballmer defende cloud computing para todos

O diretor executivo da Microsoft afirma que não há outra alternativa para as empresas em se tratando de infraestrutura.

Preocupação com segurança emperra adoção de cloud computing, revela pesquisa

Locaweb: investir em infraestrutura é desnecessário

O diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou nesta quarta-feira (6) que não há mais alternativa para as empresas quando se fala em mudança da infraestrutura atual para o cloud computing. Segundo ele, o futuro é utilizar a tecnologia, os serviços e armazenamento através da rede.

 

“A nuvem é inevitável. A questão é só quanto tempo levaremos para migrar todos os ambientes, já que os programas e serviços serão adaptados em diferentes ritmos”, afirma ele, dizendo que as empresas ainda estão no começo do processo.

 

A computação em nuvem ou “cloud computing” surgiu a partir das necessidades de cálculo e armazenamento no mundo e da informatização de todos os processos nas empresas e nos data centers. “Se toda grande empresa tiver que investir em um sistema próprio para si, terá um gasto significativo, pois são necessários servidores potentes, por isso, a nuvem é imprescindível, principalmente para redução de gastos”, destaca.

 

Segundo Ballmer, a idéia da computação em nuvem é funcionar de forma equivalente à tomada de rede elétrica: “o software não tem que estar na própria máquina, mas em algum lugar da empresa que possui a nuvem”, explica.

 

A Microsoft adentrou relativamente tarde a esta nova tendência, já que todos os pilares de seu negócio, o sistema operacional Windows e os programas do Office, se instalam de forma direta nos computadores. Em contrapartida, competidores como o Google há tempos colocam seus programas na internet. Para fazer frente a eles, a Microsoft lançou a plataforma Azure.

 
Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *