Empresa brasileira com sede em Barueri aposta no mercado latino para manter retrospecto positivo.
A Tier4, especializada em soluções de infraestrutura para data center, cresceu 55% em 2015 e prevê crescimento de pelo menos 100% este ano. Para isso, a companhia aposta em um portfólio de produtos diversificado e, principalmente, na sua nova filial localizada em Bogotá, capital da Colômbia, responsável pela comercialização das soluções da empresa nos países da América Central.
Inaugurada há oito meses, a filial é a primeira fora do Brasil e já apresenta resultados positivos baseados em projetos pequenos, mas com baixo custo de importação, explica o CEO da Tier4, Daniel Freire. Apesar disso, ele diz que a atuação da unidade não houve impacto significativo no crescimento da companhia em 2015. “O ano foi de adaptação ao mercado local e entender as demandas da região, formatar os projetos e preparar estratégias para 2016”, comenta.
Com o bom momento da economia colombiana, registrando aumento de 3,2% do PIB no ano passado, a previsão é que a filial seja responsável por metade do crescimento de 2016. “São projetos em carteira, ou seja, que já estão acontecendo, que apontam para esta previsão”, afirma.
Segundo o executivo, ainda há a probabilidade de maior crescimento para a Tier4, já que contam com projetos no pipeline. Entre eles, destaque para dez grandes negociações com empresas de maior porte localizadas na Colômbia.
Brasil ainda é prioridade
Mesmo apostando na filial colombiana, Freire lembra que metade do crescimento previsto da Tier4 virá da sua matriz, localizada em Barueri (SP). Para isso, a empresa investe em um portfólio amplo de soluções para abranger empresas de pequeno, médio e grande porte. “Com produtos diversificados, podemos apresentar a melhor solução em custo benefício para o cliente”, diz o executivo.
Entre os destaques da companhia, estão o Data Bunker, micro data center que agrega todas as soluções de infraestrutura em um único rack, e o Container Tier4, data center pré-fabricado que pode ter o tamanho de um contêiner marítimo ou ser construído segundo a preferência do cliente. Além disso, a empresa também oferece serviços de construção e reforma de data centers tradicionais e consultoria e análise de projetos.
Freire também comenta que, há três meses, a companhia começou a distribuir hardware e software da Dell. “É uma ampliação da nossa parceria de três anos, quando intermediávamos o relacionamento entre o cliente e a multinacional. Agora, somos distribuidores diretos das soluções”, explica. Segundo ele, ainda é cedo para dizer se a aliança trouxe retorno financeiro. “Por outro lado, nossa marca foi fortalecida”, encerra.