Melhores Práticas

Tim adota ferramenta Business Intelligence 3.0

Sistema permite a automação de processos, redução de tempo de análises, padronização das informações e correção das regras de negócios da operadora.

Em um cenário de alta competição e em constante mudança, como é o mercado brasileiro de telefonia móvel, as ferramentas de análise ganham relevância para as áreas de negócios das operadoras. Por conta disso, a TIM aposta no Business Intelligence 3.0, a nova geração de sistemas de BI. O projeto está baseado na plataforma analítica do SAS e foi implementado pelo Citel Group, que há cinco anos inaugurou uma fábrica de BI na companhia. Desde então, tornou-se responsável pelo suporte de todas as front-end de Business Intelligence, alcançando os vários segmentos de negócios da operadora.

Há dois anos, o SAS e o CitelGroup firmaram parceria para trabalharem em projetos conjuntos no Brasil. Elas já tinham acordo semelhante na Itália. Assim, foram criadas oportunidades de implantação de novas aplicações na TIM, tendo como objetivos a automação de processos, redução do tempo de análises, padronização das informações e correção das regras de negócios. Hoje, as aplicações vão da geração de simples relatórios até a gestão interativa de campanhas de marketing, provisionamento e mining.

“No passado, durante a fase conhecida por BI 1.0, os diversos projetos de construção do datawarehouse corporativo visavam o desenvolvimento de soluções acessíveis apenas aos níveis gerenciais e ou departamentais para as tomadas de decisão, restritas a uma seleta camada de profissionais cuja especialização era rara no mercado”, revela Luigi Longarini, Diretor de TI da TIM Brasil. “Aos poucos, as diversas áreas de negócio da TIM foram percebendo o grande poder do conhecimento armazenado no datawarehouse e naturalmente exigiram que as soluções atingissem desde a camada estratégica até os profissionais responsáveis pela operacionalização e acompanhamento dos produtos”, completa o executivo.

Com a solução, a operadora conquistou os seguintes benefícios:

Melhoria na capacidade de gerenciar e organizar os dados em tempo real – Com a integração do SAS ao Banco de Dados Teradata, as diferentes áreas de negócio tem possibilidade de analisar continuamente novas informações e as compararem dinamicamente e de forma ágil com os dados históricos, frente ao imenso volume de dados armazenados.

Disseminação e usabilidade das ferramentas de BI – O acesso de todos os usuários de negócios dos mais diferentes níveis às soluções de BI para permitir o crescimento da inteligência social da empresa. Com isso, as áreas de vendas, marketing e operações devem usar o BI de forma colaborativa para estimular novas ideias e atingir objetivos comuns entre as áreas.

Inteligência Artificial ou Intelligent BI – Ela fornece as informações adequadas aos usuários e com insights relevantes para seu trabalho, isso porque não é necessário pré-definir os dados desejados. Os usuários, porém, podem visualizar tendências, previsões e simulações de cenários para entenderem diversos aspectos que influenciam seus negócios e, principalmente, criar soluções e produtos diferenciados para atender à inovação do mercado.

Social BI – A partir da experiência do Citel Group na implementação de soluções analíticas de Social Network do SAS, a TIM poderá obter uma maior assertividade nas ações de fidelização e reduzir cada vez mais o custo de retenção dos seus clientes. Com o SAS Marketing Automation, atualmente a operadora consegue criar ações de marketing direcionadas a determinado público-alvo para maximizar o retorno de suas campanhas promocionais.

 

 

 

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