A TIM adotou uma nova solução de gestão de redes, a Altaia, da Open Labs. Implementada pela área de Governança e Qualidade de Rede da operadora, a iniciativa visa monitorar e fazer a gestão da qualidade e desempenho de rede. A plataforma Altaia na TIM está calculando, em tempo quase real, mais de 6 mil métricas e realizando mais de 15 bilhões de cálculos por dia atualmente.
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A solução conta com um módulo de alarmes baseado em métricas pré-definidas e está integrada ao centro de monitoramento. Ela garante o acionamento das áreas responsáveis para o tratamento de degradações com celeridade, mitigando impactos nos serviços e melhorando a qualidade percebida pelos clientes.
Segundo Michelle Bastos Lage Ferreira, diretora de CTIO Governance na TIM, a iniciativa segue a estratégia de migração de sistemas da companhia para a nuvem e o compromisso com os indicadores de sustentabilidade. “A adoção do Altaia é um passo importante para assegurar o completo gerenciamento das redes e seus indicadores, garantindo escalabilidade e velocidade nas novas integrações”, destaca.
A plataforma Altaia consegue identificar proativamente problemas na rede, tanto em equipamentos como nos serviços e acionar as equipes especializadas para avaliar e implementar as correções necessárias, em tempo real. É ela que processa e disponibiliza os dados para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) monitorar a qualidade dos serviços da TIM.
Para Cleverson Novo, diretor Comercial e de Marketing da Open Labs, um outro destaque do projeto Altaia da TIM será maximizar a eficiência operacional. Como ela antecipa eventuais problemas e aciona automaticamente as equipes especializadas, a Altaia consegue evitar atividades manuais, fazendo com que a equipe técnica se concentre em sanar a causa raiz do problema.
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