Ferramenta inovadora permitirá promoção de apps da empresa e futuras parcerias para sugestão de serviços de outros desenvolvedores.
Rentabilização da base, mais conveniência para os clientes e expansão de parcerias com desenvolvedores e outras empresas do segmento de aplicativos. Esses são os principais objetivos do acordo que a TIM fechou com a Gemalto para desenvolvimento de uma nova ferramenta de mobile marketing, voltada para instalação de apps.
A solução mobile app push – parte do conjunto de produtos LinqUs Mobile Engagement and Monetization da Gemalto – é um canal inovador, que irá sugerir aos consumidores, por meio de mensagens interativas (smart messages), conteúdos da operadora e de parceiros para download nos smartphones, simplificando o gerenciamento do ciclo de vida do dispositivo independentemente de onde ou quando ele foi comprado.
Além de receber sugestões mais assertivas de ofertas e apps, de acordo com o seu perfil, os clientes TIM contam ainda com outra vantagem: poderão fazer o download de apps recomendados de maneira segura e sem consumir o pacote de dados contratado. Bastará selecionar o botão correspondente na mensagem que o download e instalação se iniciam automaticamente, com menos cliques e melhor usabilidade, economizando também a franquia de internet ao evitar buscas nas lojas de aplicativos.
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A plataforma cria uma grande oportunidade para explorar novas fontes de receitas para o negócio da TIM, mirando a tendência de grandes investimentos em mídia digital provenientes de desenvolvedores de aplicativos, e-commerce e outros segmentos que já possuem ou planejam oferecer aplicativos para seus clientes. A isenção do tráfego, bem como a instalação em poucos cliques, favorece os anunciantes, que terão uma solução muito eficiente para promoverem seus apps, já que é simples e atrativa para os consumidores. A TIM está aberta a parcerias nesse segmento, diretamente com anunciantes ou com agências credenciadas.
“O mobile marketing tem um potencial muito grande no Brasil, mercado que possui um rico ecossistema de desenvolvedores de aplicativos e de anunciantes investindo em digital ainda pouco explorado pelas operadoras. A solução da Gemalto nos permite oferecer um canal inovador, que utiliza os ativos de telecomunicações de uma forma inteligente para criar uma experiência fácil e eficiente para promoção e instalação de aplicativos. Além de criar uma nova oportunidade de negócios, também permite oferecer mais conveniência para os consumidores, que poderão conhecer e baixar aplicativos de uma maneira simples, rápida e inovadora”, explica Flavio Lang, diretor de VAS e Handsets da TIM Brasil.
Como funciona
A ferramenta começou a ser embarcada em aparelhos Android vendidos pela TIM desde o final de 2015 e, atualmente, já está em cerca de 100 mil celulares na base da operadora. Esse número deve crescer significativamente em 2016, já que a solução de mobile app push vai embarcada em todos os novos smartphones distribuídos pela operadora, bem como em todas as atualizações de sistema operacional. A resposta dos clientes foi extremamente favorável em dois pilotos realizados, com taxa de aceitação superior a 20%.
A solução não ocupa a memória e nem espaço na tela dos smartphones. “Importante lembrar que apenas os clientes que optam por receber mensagens publicitárias no telefone é que receberão campanhas nesse novo formato”, explica Lang.
Através de uma campanha de Smart Message, o usuário recebe uma mensagem pop-up, onde é estimulado a baixar um novo aplicativo. Clicando no botão correspondente, o download é iniciado automaticamente, sem necessidade de redirecionar o usuário para qualquer loja de aplicativos e sem consumir do pacote de dados, melhorando a experiência e usabilidade de campanhas de estímulos de apps.
“A solução mobile app push da Gemalto transforma rapidamente qualquer dispositivo em um canal de mobile marketing para marcas fornecendo comprovante de downloads e relatórios de fácil entendimento, que rapidamente demonstram às exigências dos clientes no momento”, diz Rodrigo Serna, presidente da Gemalto para as Américas, “Esses tipos de relatórios estatísticos melhoram a inteligência dos negócios e o gerenciamento de ciclo de vida do usuário ajudando as operadoras móveis a fornecerem ofertas relevantes às necessidades dos clientes em última análise, melhorando o serviço e a satisfação”.