Casos de sucesso

Três casos de sucesso de edge computing que trouxeram melhores resultados

Exame, Contabilizei e Fourbank adotaram edge computing em suas operações e já têm alguns resultados positivos 

A edge computing (computação de borda) é uma tecnologia que vem ganhando espaço graças à possibilidade de reduzir latência no processamento sem precisar investir em infraestrutura própria. Além de reduzir custos e aprimorar a performance de aplicações críticas, ela consegue melhorar a experiência do desenvolvedor ao simplificar processos e disponibilizar as ferramentas para se construir as melhores e mais seguras soluções.

CONTEÚDO RELACIONADO: Monetização do 5G, avanço das redes privadas e sustentabilidade marcam o debate do Pós-MWCV

A seguir, três casos de sucessos usando a plataforma de edge computing da Azion. 

  1. Exame

A Exame registrou o seu maior recorde de audiência diária, com 6 milhões de internautas acompanhando as eleições em todos os canais digitais, número equivalente à metade dos acessos que costuma receber em um mês inteiro. A cobertura da Exame ainda contou com uma live de quatro horas, na qual os dados da apuração eram trazidos em primeira mão e em tempo real para mais de 250 mil pessoas em todo o Brasil, que foi transmitida sem interrupções.  

Para isso, a Exame utilizou soluções de edge computing da empresa Azion e conseguiu reduzir a sobrecarga na infraestrutura de origem do seu site em 40% e garantir a experiência do usuário com fotos e vídeos sem qualquer tipo de falha no carregamento destes conteúdos. 

“O site da Exame suportou um número 40 vezes maior de usuários simultâneos. Antes da migração para a plataforma da Azion, a média ficava em torno de 5 mil usuários. Durante o evento foram atingidos 200 mil usuários por minuto e a plataforma conseguiu suportar a carga excessiva de maneira surpreendente e teve um papel decisivo para o nosso sucesso”, diz Célio Rodrigues, Head de Infraestrutura na Exame. 

  1. Contabilizei

A Contabilizei é o maior escritório contábil do Brasil e da América Latina. Um dos seus maiores desafios é a entrega de alta performance e disponibilidade da plataforma online para dezenas de milhares de usuários, principalmente nas datas-chave do calendário contábil. Com a plataforma de edge computing da Azion, os experts em DevOps da Contabilizei criaram funções e política de cache a fim de aprimorar a sua plataforma em diversos aspectos, como performance, UX e DX. 

A fim de garantir a melhor experiência do usuário possível e reduzir o número de chamados em razão de indisponibilidade ou manutenção, a Contabilizei, por meio de uma edge function, redireciona o usuário para uma tela de fuga amigável e informativa, deixando-o ciente de que o serviço retornará em breve. Dessa forma o usuário não precisa abrir um ticket de suporte e nem suspeitar que o problema está na sua rede. 

Assim que o serviço é restabelecido, o tráfego é reconduzido para a plataforma com a contextualidade do usuário intacta. Isso acontece em função do cache no front-end, pelo qual são coletados os dados (cookies, sessões, entre outros) necessários para manter o contexto.  

O conjunto de configurações de cache e as otimizações do produto Edge Application da Azion conduziram a Contabilizei a um ganho de performance de 73% (reduzindo o tempo de carregamento da plataforma contábil de 29s para 8s) e a uma redução de 96% nos custos de infraestrutura. 

  1. FourBank

A FourBank é uma empresa de Banking as a Service (BaaS) que oferece um sistema bancário para a criação de internet banking, backoffice e outros tipos de serviços financeiros. Por se tratar de uma provedora de tecnologia na área de finanças, os esforços voltados à proteção de dados e à disponibilidade do serviço têm de ser redobrados. 

Um dos motivos que levaram a FourBank a migrar suas aplicações para edge computing foi a recorrência de ataques DDoS cuja carga aumentava dentro de APIs. A complexidade envolvida na mitigação desses ataques exige soluções de controle de rede modernas, que permitam a construção de regras flexíveis e de acordo com as necessidades do negócio. 

Ao implementar a solução de Edge Firewall da Azion, a equipe FourBank criou regras de firewall que limitam os acessos simultâneos às suas APIs e que também permitem filtrá-los, de modo que o tráfego tenha de se enquadrar nos contextos predefinidos pela FourBank; caso contrário, esses acessos são bloqueados — e no edge, mais próximo da origem do ataque em potencial. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *