O cenário digital da Bahia precisa ficar alerta, pois o número de tentativas de golpes cibernéticos disparou no Estado, com um em cada três compras online sendo uma tentativa de fraude. De acordo com um levantamento da Redbelt Security, consultoria de cibersegurança, o modus operandi dos criminosos envolve a realização de compras em lojas virtuais utilizando informações roubadas de cartões de crédito legítimos, tornando a diferenciação entre uma transação fraudulenta e uma compra legítima um verdadeiro desafio.
Em 2023, o Nordeste brasileiro registrou 5 milhões de tentativas de golpes no e-commerce, resultando em um prejuízo de R$ 6 bilhões para o setor. Segundo a empresa, os cibercriminosos estão usando inteligência artificial (IA), como machine learning, para criar fraudes cada vez mais realistas e personalizadas, enganando inclusive alguns sistemas de segurança sofisticados.
A escalada dos golpes cibernéticos na Bahia serve de alerta para todo o país, pois demonstra a necessidade urgente de fortalecer as medidas de segurança digital. Com a sofisticação cada vez maior das técnicas utilizadas pelos criminosos, que têm usado IA para burlar até mesmo os sistemas de segurança mais avançados, é imprescindível que empresas, governos e indivíduos para combater os cibercrimes.
É fundamental que os consumidores adotem medidas de precaução ao realizar transações online, como verificar a autenticidade dos sites, evitar fornecer informações pessoais em links suspeitos e manter os dispositivos e softwares sempre atualizados.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).