Análise Setorial

Venda de tablets aumentaram 68% em 2013, e Android segue na liderança

Dispositivos da Apple ultrapassaram 70 milhões de unidades vendidas.

A venda de tablets ao redor do mundo atingiu a marca de 195.4 milhões de unidades em 2013, um aumento de 68% em relação ao ano anterior, informou o Gartner. Mesmo com uma leve alta nas vendas de dispositivos com sistema operacional iOS, o market share da Apple caiu 36% em 2013, pois os dispositivos mais comprados foram com telas menores e mais baratos. Assim, o Android liderou em vendas e encerrou o ano com 62% de participação no mercado, seguido dos sistemas operacionais iOS e Windows, que obteve 2.1% de market share, o dobro do ano anterior.

Segundo a companhia de pesquisa, o mercado tem demandado equipamentos de baixo custo, o que levou a um aumento de vendas de 145% nos mercados emergentes. “Os tablets da Apple são fortes no mercado ‘high end’, e a empresa continuará a forçar fabricantes a competir com um ecossistema completo, inclusive os de tela menores, uma vez que o iPad mini tem um bom share”, afirma Roberta Cozza, diretora de pesquisa do Gartner.

Segundo o Gartner, o quarto trimestre da Apple foi fundamental para mantê-la na liderança de número de dispositivos vendidos, que chegaram a 70.4 milhões; a Samsung obteve mais de 37.4 milhões; a Asus mais de 11 milhões; a Amazon, cerca de 9.5 milhões; a Lenovo 6.5 milhões, e outros vendedores 60.6 milhões.

No ano passado, embora o market share da Microsoft tenha sido menor, o número de tablets vendidos aumentou, superando a marca de quatro milhões, enquanto em 2012, a companhia vendeu cerca de 1,1 milhão de equipamentos. Atualmente, a fabricante está envolvida em aumentar o interesse por dispositivos com sistema operacional Windows 8.1, “mas o ecossistema ainda falha em capturar consumidores interessados”, diz o Gartner.

A empresa de pesquisa afirma que esse mercado tem se tornado um ambiente desafiador para os grandes players do mercado de hardware. “Eles estão pressionados pelos players de entrega de serviços e de conteúdo, e por preços agressivos dos fabricantes ‘white-box’. No mais, as duas principais empresas capturaram 55% das vendas nesse segmento”, informou.

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