Análise Setorial

Vendas de imóveis crescem 30% na região de Sorocaba

Aumento da renda e a disponibilidade de financiamentos a prazos mais longos têm garantido o bom ritmo de crescimento também do setor da construção civil.

Imóveis continuam sendo a primeira opção do investidor que busca segurança de retorno, tendência reforçada pela queda acentuada nas bolsas de valores. De acordo com Alexandre Oliveira, diretor da AE Patrimônio Consultores Imobiliários, as vendas de imóveis no mês de agosto na região de Sorocaba subiram 30% em relação ao mês anterior. “A procura aumentou significativamente, impulsionada pela queda das bolsas”, falou.

O economista e professor da Esamc Sorocaba João Moura Neto confirma o movimento do mercado. “2011 será marcado como um ano de aumento de preços e forte pressão inflacionária nos diversos setores e, considerando que o investimento imobiliário apresenta esse perfil de ‘reserva de valor’, acredito que o aumento da procura registrado nos meses de julho a agosto reflete esse cenário, no qual os investidores buscam ativos mais seguros, fugindo das incertezas e oscilações apresentadas nos mercados de bolsas, juros e câmbio”, comenta.

Além disso, o economista ressaltou a estabilidade do setor. “Em paralelo aos resultados positivos ou negativos das bolsas, a demanda por imóveis pode ser apontada como um elemento real e concreto do cenário econômico brasileiro. Hoje, o aumento da renda e a disponibilidade de financiamentos a prazos mais longos tem garantido o bom ritmo de crescimento também do setor da construção civil”.

Mais imóveis para a classe média

Oliveira, da AE Patrimônio, ainda comenta as oscilações do setor imobiliário, que se comporta de maneira distinta de um período para o outro. Em agosto, diferentemente do mês anterior, a maior procura na região foi por imóveis usados de até R$ 300 mil. Antes disso, os mais demandados haviam sido os acima deste valor. “O perfil da procura muda constantemente, mas, independentemente, o setor segue bastante aquecido”.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *