Análise Setorial

Vendas em shopping devem crescer 12% neste Natal

Segundo a Alshop, este é considerado o melhor Natal dos últimos três anos, prometendo grandes investimentos em decoração e promoções, além de alto fluxo de vendas.

 

Após os últimos anos de incertezas econômicas, acarretadas pela crise mundial, o Natal de 2010 tem motivos de sobra para ser o melhor dos últimos tempos. A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) prevê um crescimento de 12% nas vendas em centros de compras, ante o mesmo período de 2009. A facilidade de crédito, aumento salarial, e a contínua chegada de novos shoppings, são alguns dos fatores que contribuem para este cenário.

Com tíquete médio estimado entre R$ 80 e R$ 110, os lojistas já preparam seus estoques para receber esta demanda maior de clientes, sendo que cada um, estando em situação financeira estável, tende a comprar cerca de 20 presentes, entre itens de pequeno, médio e grande valor econômico para familiares e amigos.

E como em todo o Natal, a preferência de produtos apresenta-se bastante abrangente, com brinquedos diversos para as crianças, sem deixar de lado as atuais tecnologias, como celulares, videogames, iPods, entre outros. Já para os adultos, e ainda na seara da tecnologia, destaque para as tevês de LCD e plasma e câmeras digitais. Destaque também para a convencional linha de vestuário masculina e feminina; calçados; entre outros produtos.

Por segmentos varejistas, a Alshop aponta as seguintes projeções crescimento nas vendas: vestuário masculino e feminino (10%); livrarias, CDs e DVDs (14%); perfumaria e cosméticos (17%); brinquedos (13%); calçados (9%); moda esportiva (9%); eletroeletrônicos (14%); joalherias e relojoarias (9%); móveis e decoração (8%) e supermercados (11%).

Os consumidores também vêm sendo atraídos pelas diferentes ações promocionais e de marketing criadas pelos centros de compras, a maioria já em ritmo natalino desde o início da segunda quinzena de outubro também por suas decorações instaladas, tornando-se atrações à parte entre o público de todas as idades. Somente para estes fins, os 725 shoppings ativos do Brasil deverão gastar uma média de R$ 420 milhões, aproximadamente 5% a mais do que o registrado em 2009.

“O mercado de shoppings caminha a passos largos neste período pós-crise, e a tendência é de que as principais datas do varejo, como o Natal, apresentem desempenhos cada vez mais positivos, pois a confiança dos varejistas e consumidores aumenta a cada dia, além do estímulo recebido pelos empreendedores de shoppings, o que resulta em investimentos cada vez mais consistentes para o setor”, comenta o presidente da Associação, Nabil Sahyoun.

Emprego

Outro ponto a ser destacado no Natal deste ano refere-se à contratação de temporários, com o varejo esperando incrementar seus pontos de venda com a contratação de aproximadamente 130 mil trabalhadores que irão atuar nos períodos que antecedem à data, um crescimento de 11% sobre o mesmo período de 2009, segundo pesquisa feita pela Alshop.

Conforme comportamentos anteriores, cerca de 75 mil destas vagas serão preenchidas por pessoas com idade entre 18 e 40 anos, que deverão cuidar do marketing pessoal para aumentarem suas chances de serem efetivados nestas vagas.

 

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