O mundo dos marketplaces, ou das vitrines virtuais, está extremamente presente no dia a dia do consumidor. De acordo com uma pesquisa da Mastercard, divulgada em outubro do ano passado, o número de empresas que migraram para o on-line no ano de início da pandemia foi 208% maior do que no ano anterior.
Com os diversos benefícios estratégicos proporcionados pelos marketplaces, é possível vermos gigantes tomando o mercado e tornando o ambiente ainda mais competitivo. Com isso, para aqueles que desejam ocupar espaço nesse nicho, é necessário planejar as melhores formas de monetizar o seu próprio negócio.
“As formas de rentabilizar marketplaces são diversas e analisar as necessidades do seu negócio e de seus sellers é um ótimo caminho. É interessante sempre estar atento às inúmeras possibilidades de combinação de estratégias, que multiplicam as formas de obter os resultados desejados”, comenta Raphael Mello, cofundador da Vertem. Conheça, a seguir, 5 formas de monetizar um marketplace:
Comissão
Neste primeiro modo, o marketplace recebe uma porcentagem das transações realizadas sobre as compras. O seller, por estar na plataforma, a remunera pela exposição do produto, pelo serviço antifraude, pelos custos de adquirente e antecipação, entre outros.
Logística
Sabemos que a logística é parte fundamental da experiência do consumidor. Disponibilizar o serviço logístico da empresa para os vendedores de sua plataforma é uma forma de oferecer um atendimento de qualidade aos clientes e ainda monetizar seu negócio. Aqui, o marketplace negocia com os transportadores em nome de todos os sellers da plataforma, possibilitando valores mais atrativos e, assim, permitindo que uma fatia desse ganho seja absorvida como receita.
Receita financeira
Neste modelo, o intuito é oferecer uma solução para que o seller do marketplace consiga investir ainda mais em seu próprio negócio. Por meio do oferecimento de crédito disponibilizado pela plataforma, é possível proporcionar uma melhora nos negócios dos vendedores e garantir o pagamento das parcelas durante o repasse das comissões.
Mídia patrocinada
Diversos marketplaces oferecem soluções para que os sellers exponham seus produtos da melhor maneira dentro da plataforma. Desde banners na página principal do site às “buscas patrocinadas”, funcionalidade que prioriza determinado produto ou vendedor durante as buscas do cliente final, os anúncios pagos podem ser uma ótima forma de monetizar os negócios.
Assinatura
Por fim, ainda há o modelo de assinatura. Neste modo, os clientes são incentivados a pagar por versões mais completas de aplicativos e terem mais ferramentas de determinado serviço. Como exemplo, o modelo de negócio de muitos streamings, que oferecem suas versões “premium”. Estes benefícios também podem ser vistos desde conteúdos digitais, como revistas, a benefícios de redução do custo de frete.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.