Para Bertrand Darrouzet, presidente da Atchik Realtime, redes sociais, imediatismo e interatividade são fatores cruciais para o crescimento deste mercado.
“A moblidade trouxe grandes evoluções para os empresários e principalmente para as pessoas que gostam de estar conectadas a rede sociais”, disse Bertrand Darrouzet, presidente da Atchik Realtime, empresa que presta serviços de chat para operadoras de telefonia móvel, na 9ª edição do Tela Viva Móvel, que aconteceu nos dias 19 e 20 em São Paulo.
De fato, estudos comprovam que os usuários móveis ficam mais tempo conectados a redes sociais do que qualquer outro site. Por exemplo, o site de relacionamentos Facebook, que tem mais de 400 milhões de usuários, tem a importante cifra de cerca de 100 milhões de usuários que acessam à rede pelo celular.
O executivo ainda falou do perfil dos usuários móveis. A maior parte deles são homens, com 55%. Os principais motivos que levam esses usuários a acessarem a web pelo celular são: encontrar os amigos, entretenimento, matar o tempo e ler notícias. “As pessoas se conectam para se expressar, se comunicar e principalmente se mostrar ao mundo”, afrima Darrouzet.
Esses usuários preferem a conexão móvel por ser imediato e interativo. “Você consegue obter informações e repassá-las para os seus amigos a qualquer hora”, disse Darrouzet. O executivo afirmou que o mercado móvel na Europa cresceu oito vezes mais de 2008 para 2009, gerando receitas bilionárias; o SMS p2p, por exemplo, arrecadou em torno de U$ 100 bilhões.
A participação do Brasil na conexão móvel tem crescido e ultrapassado alguns países, como EUA, que tem apenas 6% de participação, contra 9% do mercado brasileiro. “O Brasil tem um grande potencial para crescer neste mercado, pois o brasileiro é sociável e gosta de interagir”, completa o executivo.