O espaço tem como objetivo testar os procedimentos de reparos dos eletrodomésticos feitos na casa do consumidor.
A Whirlpool Latin America, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, lança o primeiro Laboratório de Serviços da Companhia. O espaço está localizado na unidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, onde a empresa mantém sua manufatura para as categorias de Lavanderia e Cocção, além de um centro global de desenvolvimento de tecnologia e inovações em Lavanderia.
O espaço conta com 116m², sete postos para lavadoras de roupas e mais cinco para cocção, e trabalhará com os produtos existentes e também os lançamentos. No laboratório, há cozinha e área de serviço que simulam as diversas condições encontradas na casa do consumidor, como piso desnivelado, variação de tensão elétrica e de pressão de gás, entre outros. “Da mesma maneira que hoje aprovamos a usabilidade, o consumo de energia, a performance e a eficiência do produto em laboratórios certificados, aumentaremos o rigor técnico e a capacidade de análise em service ability, que é a possibilidade do reparo ser realizado de forma efetiva, robusta e simples no campo”, conta Fabio Armaganijan, diretor de Serviços, Qualidade e Peças da Whirlpool Latin America.
A ideia é desenvolver técnicas, por exemplo, para reduzir a quantidade de peças a serem desmontadas durante um reparo, facilitando o trabalho do técnico, inclusive em aspectos de ergonomia e de segurança.
De acordo com Armaganijan, “o laboratório resultará em benefícios diretos para os consumidores. Por meio dos testes, será possível ser mais assertivo nos reparos, garantindo a solução das falhas na primeira ordem de serviço e a eliminação das reincidências. A companhia também trabalha continuamente para reduzir os custos de reparos”.
Futuramente, serão construídos Laboratórios de Serviços nas manufaturas de Joinville (voltado para refrigeração) e de Manaus, com foco em condicionadores de ar, micro-ondas e lava-louças.