
Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que a sustentabilidade está se tornando um tópico crítico dentro dos compromissos corporativos e que os CEOs reconhecem o assunto como fundamental nos negócios, além de um fator de crescimento. O objetivo de se tornar mais sustentável, no entanto, apresenta um desafio tecnológico para 30% dos entrevistados pela IBM no Brasil.
CONTEÚDO RELACIONADO – Pesquisa mostra que empresas veem correlação entre digitalização e sustentabilidade
De acordo com o estudo, à medida que os CEOs enfrentam cada vez mais pressão do conselho e investidores, a falta de insights de dados confiáveis está prejudicando a sua capacidade de agir. Essa falta é o segundo maior desafio para os CEOs brasileiros, atrás apenas do retorno financeiro incerto e os benefícios econômicos de ser uma empresa sustentável.
Talvez seja por isso que os CEOs latino-americanos estão engajando executivos de tecnologia em suas iniciativas de sustentabilidade com mais frequência do que a média global. Enquanto a média global de CEOs que engajam CIOs em sustentabilidade é de 18%, na América Latina o percentual chega a 21%. Os COOs e CFOs são os principais executivos a auxiliarem CEOs em ambos os casos.
O papel da tecnologia na sustentabilidade
A IBM acredita no potencial da tecnologia para tornar as empresas mais sustentáveis. Marco Kalil, head de IBM Consulting no Brasil, citou o exemplo da BP Bunge Bioenergia, produtora de cana-de-açúcar, que está usando a inteligência artificial para previsão do tempo e tornar suas colheitas mais produtivas e sustentáveis.
Ao utilizar o IBM Environmental Intelligence Suite (EIS), a empresa consegue monitorar parâmetros climáticos, podendo, assim, aprimorar sua inteligência de mercado com estimativas mais assertivas para a produtividade diária em diferentes períodos. Essas informações possibilitam à organização obter uma visão mais ampla das variáveis que podem causar aumento ou diminuição das safras, entender quão impactante o clima será para o desenvolvimento da cana-de-açúcar e ajustar estatísticas relacionadas à produção para tomar as melhores decisões comerciais.
Segundo a IBM, essa solução traz insights ambientais por meio de APIs, dashboards, mapas e alertas que podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios operacionais imediatos e conduzir planejamento e estratégias de longo prazo, incluindo ações de sustentabilidade.
Mais dados sobre ações de CEOs
O estudo anual da IBM com CEOs, Reconheça o seu impacto: caminhos práticos para conquistar a sustentabilidade transformacional, que entrevistou mais de 3000 mil CEOs no mundo todo, apontou que 48% dos entrevistados no Brasil classificam a sustentabilidade como uma prioridade máxima para suas empresas, um aumento de 65% desde 2021. Outros dados apontam que:
- 48% dos CEOs entrevistados no Brasil citam que a sustentabilidade está entre seus maiores desafios a serem enfrentados nos próximos dois a três anos.
- 68% dos CEOs brasileiros relatam a realização de algumas ações e iniciativas de sua estratégia de sustentabilidade, mas apenas 24% deles dizem executar essa implementação em toda a empresa.
- Metade dos CEOs na América Latina diz que ampliar a sustentabilidade é uma das principais prioridades para suas empresas nos próximos dois a três anos, frente a 37% em 2021.
- Quase 61% dos CEOs entrevistados na América Latina dizem estar diretamente envolvidos na definição da estratégia de sustentabilidade de sua empresa.
- 84% dos CEOs da região acreditam que os investimentos em sustentabilidade de suas empresas produzirão melhores resultados de negócios nos próximos cinco anos, e 51% dos CEOs brasileiros acreditam que a sustentabilidade vai acelerar o crescimento dos negócios.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.