A petroquímica Braskem desenvolveu, em parceria com a Infosys, empresa em serviços digitais, uma plataforma para digitalizar a área de transporte de cargas da companhia. Ela terá a missão de conectar, em um ambiente digital, produtores e fretadores para otimização da entrega aos clientes. A digitalização do processo, viabilizada pela plataforma, tem como principal objetivo otimizar os altos custos logísticos que impactam a cadeia de produção.
CONTEÚDO RELACIONADO – Algar Telecom digitaliza processos internos da Accenture
O projeto contempla módulos para planejamento inteligente e gerenciamento de frota exclusiva da Braskem, além de monitoramento em tempo real e rastreamento de entregas de ponta-a-ponta. Utilizando machine learning, o sistema conta com uma camada de inteligência para a tomada de decisão com base em informações em tempo real sobre distância, percursos e próximas entregas previstas.
Jaime de Paula, responsável pela plataforma de logística dentro do Centro Digital da Braskem, explica que o produto dá visibilidade da capacidade e disponibilidade de frete, além de explorar melhor a dinâmica de preços nas contratações. “No momento, estamos avaliando diversas possibilidades, como por exemplo, adicionar à solução novos algoritmos, escalar a plataforma e outras possíveis parcerias estratégicas no setor para impulsionar aprendizados e fortalecer nossas propostas de valor.”
A Braskem ainda conectou a plataforma com seu ERP para ganhos de escala, flexibilidade e maior automatização. Dessa forma, a consolidação de pedidos e remessas e envios de ordens de transporte correspondentes foi automatizada. O resultado é uma melhora sensível na gestão do tempo e planejamento, assim como a eliminação de inconsistências.
Mais tecnologia para a logística
A plataforma agrega, ainda, outras funções importantes, como o monitoramento do percurso de ponta a ponta, analisando desde eventos como potencial atraso e número de paradas, até o momento da chegada da mercadoria ao destino e seu descarregamento. Além disso, por meio de um módulo adicional, com interface simples, é possível realocar, com menor tempo, cargas que foram repassadas por transportadoras.
Após a primeira fase do projeto, focada em eficiência e visibilidade, a Braskem explora a oportunidade de lançar a plataforma ao mercado para que as transportadoras acompanhem, em uma interface única, o trajeto de caminhões, visualizem cargas disponíveis e façam a gestão da sua operação com a companhia por meio deste ambiente digital.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.