Gôndolas capazes de sugerir receitas a partir de um alimento retirado da prateleira e araras com integração ao e-commerce são algumas das tecnologias apresentadas pela Promon em feira do setor.
A PromonLogicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia, participou na semana a passada do Latam Retail Show, feira que traz as principais tendências para o setor do varejo. Na ocasião, a companhia montou um estande que simulava diferentes lojas e levou cinco tecnologias disponíveis no Brasil que podem facilitar a vida do cliente e dar maior capacidade de monetização ao varejista.
A primeira delas é o Wi-Fi com analytics, tecnologia desenvolvida pela Promon em parceria com a Cisco. Ao entrar na loja, o visitante se conecta à rede gratuita através do cadastro do Facebook e dá permissão ao varejista para coletar suas informações de experiência dentro do estabelecimento.
Eduardo Terzariol, gerente de tecnologia da PromonLogicalis, explica que é possível obter informações sobre o comportamento dos clientes dentro da loja a partir dos dados de localização, facilitando a qualificação de zonas mais movimentadas. “Com essas informações, o lojista pode mudar o marketing visual da loja, a fim de obter maior retorno”, diz. A solução ainda permite o envio de promoções para os clientes via SMS ou navegador.
Solução ajuda a fidelizar clientes no ponto de venda para o mercado de varejo
A gôndola inteligente, instalada em uma simulação de minimercado, desenvolvida pela YDreams, conta com tela e câmera e é capaz de identificar o produto retirado pelo cliente da prateleira, informando sobre as características nutricionais e sugerindo receitas, incentivando a compra de produtos complementares. “A solução também é capaz de informar os funcionários da necessidade de reposição”, diz Terzariol.
Integrada à gôndola inteligente está o IBM Watson, tecnologia cognitiva que interage via voz com os clientes, auxiliando a encontrar produtos com as características que eles buscam na loja ou no próprio e-commerce do varejista.
Outra solução da YDreams é a arara inteligente. Desenvolvida para lojas de roupas, conta com uma tela que permite ver as opções de cores e tamanhos das peças disponíveis, bem como sugestões de ocasiões para usá-las e de acessórios para complementar o visual. “Caso o cliente se interesse por um tamanho ou cor que não está disponível na loja física, é possível adquirir via e-commerce pela própria arara”, complementa o gerente.
A última solução é o dash button, um pequeno aparelho com um botão e conectividade Wi-Fi. Integrado a um aplicativo, o cliente pode adquirir um dash button de um produto qualquer, como um refrigerante, e, quando notar a falta deste, apertar um botão e fazer uma compra no e-commerce, tendo a entrega da bebida em casa.
Integração com o meio digital será essencial para o futuro do varejo
Terzariol acredita que o varejo físico não irá morrer, principalmente devido a experiência do consumidor em ver o produto, mas, atualmente os clientes têm mais informação ao seu dispor, o que os garante mais poder na relação de compra. “Com um pé na loja e outro no e-commerce, comparam preços, buscam melhores opções e personalizam seus produtos. É necessário a integração entre os meios físico e digital”, afirma.
“Com isso, tecnologias de big data e analytics permitem que os varejistas obtenham dados para conhecê-los melhor, identifiquem padrões e criem oportunidades de negócios que atendam, surpreendam e fidelizam”, diz. “Quem não se adequar vai perder mercado.”