
A Cisco anunciou durante a última edição do Mobile World Congress 2025, que ocorreu recentemente, inovações de rede que capacitam os provedores de telecom a melhorarem o suporte ao cliente com serviços e experiências conectadas por inteligência artificial (IA).
CONTEÚDO RELACIONADO: Como o 5G-A pode aumentar a receita das operadoras, segundo a Huawei
Para isso, a Cisco expande o Agile Services Networking com dois novos recursos que oferecem visibilidade em tempo real para conectividade dentro e fora da rede para uma garantia de ponta a ponta. Combinadas, essas soluções permitem a visibilidade de usuários conectados, seja em casa ou em dispositivos móveis, por meio de redes de provedores de serviços e serviços entregues em nuvem fora da rede.
- ThousandEyes Connected Devices: estende o poder da plataforma Cisco ThousandEyes para provedores de serviços com visibilidade aprimorada em todas as experiências do assinante, de serviços domésticos a serviços fora da rede. Agora, com insights sobre o desempenho da rede, os provedores de serviços podem mitigar problemas antes que os usuários sejam impactados e competir em experiência, não apenas em velocidade.
- Provider Connectivity Assurance: o novo recurso de ‘Experiência do usuário’ com tecnologia de IA aprimora o desempenho da rede do provedor de serviços móveis. Com insights de tráfego em tempo real e inteligência preditiva de demanda, os provedores de serviços podem aprimorar a experiência do usuário, reduzir o congestionamento, maximizar a velocidade e ajustar dinamicamente o uso da rede.
Experiência de uso
A arquitetura, como um modelo de crescimento, combina roteamento Silicon One de alta velocidade e rico em recursos, uma experiência de software unificada e uma convergência de IP e óptica em uma única rede contínua. Os primeiros provedores a adotar o Agile Services Networking dizem que já melhoraram o desempenho de suas redes para cortar custos, gerar novos negócios e melhorar a experiência do cliente.
Com visibilidade aprimorada e insights baseados em IA, os provedores de serviços estão aproveitando a garantia para aumentar a satisfação do cliente e as pontuações NPS, descobrindo novas oportunidades para serviços diferenciados e reduzindo a rotatividade. A operadora britânica Virgin Media O2, por exemplo, diz que o ThousandEyes Connected Devices está alimentando seu serviço de suporte ao cliente, dando a capacidade de ver e medir proativamente a conexão e a experiência dos clientes em suas casas em tempo real.
O provedor de serviços Odido, da Holanda, diz que o aplicativo Provider Connectivity Assurance da Cisco pode fornecer insights mais profundos – sobre a taxa de transferência e latência da rede e sobre o desempenho real do app. A funcionalidade de implantar a solução diretamente na infraestrutura existente elimina a necessidade de hardware adicional ou reconfiguração de rede, algo que facilita o gerenciamento de ofertas de Fixed Wireless Access (FWA), segundo o provedor.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).